EPE participa do I Encontro da série Diálogos da Transição

O primeiro encontro da série Diálogos da Transição, produzida pela epbr em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), aconteceu dia 14 de maio no Rio de Janeiro. 

O presidente da EPE, Thiago Barral, participou da apresentação “O Brasil e o mundo na Transição Energética” e da mesa redonda “Onde estamos e para onde vamos na Transição Energética”, acompanhado da diretora de Desenvolvimento Institucional (CEBDS), Ana Carolina Szklo, e do representante da CDGN Logística Luciano Vilas Boas Jr. 

Na avaliação de Thiago Barral, a sociedade ainda precisa ser preparada para a transição energética, e os agentes envolvidos precisam ter clareza para assim explicar a alocação de custos e benefícios. O presidente destacou que apesar da grande participação de fontes renováveis na matriz energética, a transição para uma economia de baixo carbono depende de um ambiente de negócios favorável, com disposição para promover inovações no mercado e fomentar investimentos. 

“Existem várias estratégias que fazemos nos estudos da EPE. Não é única, mas começa com um desenho de mercado que precifique corretamente os requisitos do sistema. Se não, a gente trava todas as inovações que são a base da transição energética. Sem inovação, não tem transição”.

O presidente apontou também que “se o Brasil votar a crescer de forma acelerada, o país vai precisar de uma ambição maior em eficiência energética e dar conta, como o mundo não está dando conta, de atender o crescimento da demanda prioritariamente com renováveis”. Há um vídeo sobre a apresentação do presidente da EPE já disponível no canal epbr no YouTube.

D6h7lrVXsAEyt8W.jpg


WhatsApp Image 2019-05-15 at 10.39.24.jpeg

Crédito das fotos: epbr


Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.