EPE Participa do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG

A EPE, vem participando, por meio da DPG, do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG. O grupo foi criado, através de uma parceria formal de cooperação entre diversas entidades para o estabelecimento de um grupo acadêmico de discussão e estudos direcionado para pesquisa e geração de conhecimento na área de geopolítica da energia.

Na coordenação efetiva das atividades deste grupo estão o Comandante Guilherme Sandoval,  doutor em Direito e chefe da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG e doutora Fernanda das Graças Corrêa, da Assessoria de Planejamento Estratégico na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul / ESG.

As reuniões ocorrerão mensalmente a partir de janeiro, durante as quais será discutido um tema específico relacionado à temática da Geopolítica da Energia e de Transição Energética.

À EPE, na figura do Diretor José Mauro, coube realizar a primeira contribuição para o grupo, no dia 25/01. A apresentação do José Mauro teve como objetivo apresentar a EPE e os fundamentos do planejamento energético, de uma maneira ampla.

Também foram apresentados os nossos principais produtos – PDE e BEN e suas metodologias e resultados.

Além da EPE e da ESG, participam das discussões representantes de empresas, como a Petrobras, bem como representantes da Academia, como o GESEL (UFRJ), a UFF e a FGV.


JM.jpg

Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.