EPE Participa do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG

A EPE, vem participando, por meio da DPG, do Grupo de Estudos de Geopolítica da Escola Superior de Guerra – ESG. O grupo foi criado, através de uma parceria formal de cooperação entre diversas entidades para o estabelecimento de um grupo acadêmico de discussão e estudos direcionado para pesquisa e geração de conhecimento na área de geopolítica da energia.

Na coordenação efetiva das atividades deste grupo estão o Comandante Guilherme Sandoval,  doutor em Direito e chefe da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG e doutora Fernanda das Graças Corrêa, da Assessoria de Planejamento Estratégico na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – Amazul / ESG.

As reuniões ocorrerão mensalmente a partir de janeiro, durante as quais será discutido um tema específico relacionado à temática da Geopolítica da Energia e de Transição Energética.

À EPE, na figura do Diretor José Mauro, coube realizar a primeira contribuição para o grupo, no dia 25/01. A apresentação do José Mauro teve como objetivo apresentar a EPE e os fundamentos do planejamento energético, de uma maneira ampla.

Também foram apresentados os nossos principais produtos – PDE e BEN e suas metodologias e resultados.

Além da EPE e da ESG, participam das discussões representantes de empresas, como a Petrobras, bem como representantes da Academia, como o GESEL (UFRJ), a UFF e a FGV.


JM.jpg

Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019 e bate recorde de oferta com mais de 100 GW

11/06/2019 - Foi concluído nesta terça-feira, 11/06/2019, às 12h00, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 222, de 06 de maio de 2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW.

EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

10/06/2019 - A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor.

EPE participa da 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy

07/06/2019 - A 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy, que aconteceu entre os dias 3 e 5 junho de 2019, no Rio de Janeiro. O evento é uma ação promovida pelo governo britânico no lançamento de nova fase de colaboração com o Brasil na área de energia.

Usinas Híbridas: EPE Publica a Nota Técnica “Usinas Híbridas no Contexto do Planejamento Energético”

07/06/2019 - Dando prosseguimento à discussão sobre usinas híbridas, iniciada pelas Notas Técnicas “Avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaicas - Proposta metodológica e estudos de Caso”, e “Usinas Híbridas - Uma análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais relevantes ao planejamento”, e continuada no Workshop “Usinas Híbridas no SIN”, esta Nota Técnica traz ao debate questões levantadas recentemente, após a publicação dos documentos anteriores, sobre as chamadas usinas híbridas.

EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

06/06/2019 - A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.