EPE participa do evento “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina

A EPE, representada pelo Superintendente Marcos Frederico Farias de Souza, participou como representante do seminário “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina”, em 16 de maio de 2019, na Argentina. 

O seminário, organizado pelo Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI) e pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires, teve como objetivo o compartilhamento de experiências sobre o aproveitamento pelo Brasil e pela Argentina de duas importantes reservas de petróleo e gás natural: os recursos da plataforma continental brasileira em águas profundas e os reservatórios de baixa permeabilidade na Argentina. 

Também foram discutidas as possibilidades que esse novo cenário de produção de petróleo e gás pode gerar para ampliar o comércio energético entre os dois países, sobretudo de gás natural e energia elétrica. As projeções indicam que em 2028 a produção de petróleo e gás de cada um dos dois países poderá duplicar os valores atuais. Com isso, para possibilitar a criação de um mercado bilateral mais integrado em energia elétrica e gás natural, além do aumento da produção, é necessitário investir em infraestrutura e num ambiente regulatório seguro e previsível, propiciando assim o aumento das oportunidades de investimento e permitindo uma melhor utilização dos recursos de ambos os países. 

No evento foram apresentados e discutidos os cenários energéticos do Brasil e da Argentina, a possibilidade de Integração Energética entre os dois países, a experiência do Brasil no pré-sal, dentre outros temas. Dentro do primeiro painel do evento, denominado “Cenários Energéticos da Argentina e Brasil até 2030”, a EPE apresentou o panorama das atividades de E&P no Brasil e as projeções de produção de petróleo e gás natural até 2030.

Além da EPE, participaram representantes do Ministério de Minas e Energia – MME e de instituições associadas e vinculadas ao MME como a Eletrobrás e a Petrobras, atores da indústria brasileira e argentina, bem como integrantes do Ministério de Relações Exteriores e da Embaixada Brasileira em Buenos Aires.

Foto 1.jpg



Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.