EPE participa do evento “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina

A EPE, representada pelo Superintendente Marcos Frederico Farias de Souza, participou como representante do seminário “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética de Brasil e Argentina”, em 16 de maio de 2019, na Argentina. 

O seminário, organizado pelo Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI) e pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires, teve como objetivo o compartilhamento de experiências sobre o aproveitamento pelo Brasil e pela Argentina de duas importantes reservas de petróleo e gás natural: os recursos da plataforma continental brasileira em águas profundas e os reservatórios de baixa permeabilidade na Argentina. 

Também foram discutidas as possibilidades que esse novo cenário de produção de petróleo e gás pode gerar para ampliar o comércio energético entre os dois países, sobretudo de gás natural e energia elétrica. As projeções indicam que em 2028 a produção de petróleo e gás de cada um dos dois países poderá duplicar os valores atuais. Com isso, para possibilitar a criação de um mercado bilateral mais integrado em energia elétrica e gás natural, além do aumento da produção, é necessitário investir em infraestrutura e num ambiente regulatório seguro e previsível, propiciando assim o aumento das oportunidades de investimento e permitindo uma melhor utilização dos recursos de ambos os países. 

No evento foram apresentados e discutidos os cenários energéticos do Brasil e da Argentina, a possibilidade de Integração Energética entre os dois países, a experiência do Brasil no pré-sal, dentre outros temas. Dentro do primeiro painel do evento, denominado “Cenários Energéticos da Argentina e Brasil até 2030”, a EPE apresentou o panorama das atividades de E&P no Brasil e as projeções de produção de petróleo e gás natural até 2030.

Além da EPE, participaram representantes do Ministério de Minas e Energia – MME e de instituições associadas e vinculadas ao MME como a Eletrobrás e a Petrobras, atores da indústria brasileira e argentina, bem como integrantes do Ministério de Relações Exteriores e da Embaixada Brasileira em Buenos Aires.

Foto 1.jpg



Notícias Relacionadas

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril