EPE participa do evento Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade

O evento "Gás Natural - Preços competitivos e disponibilidade" aconteceu dia 03 de maio na Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória/ES. A EPE foi representada pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como mediador dos debates ocorridos. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, esteve presente como palestrante do evento, além de membros da bancada federal, estadual e líderes empresariais.

JoseMauro.jpeg

O seminário estava sob coordenação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e teve como objetivo discutir o processo de modernização do setor de gás natural, que busca a formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo, podendo ser um grande passo para a atração de investimentos como em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte de gás natural. O evento abordou questões sobre o andamento das propostas em tramitação no Congresso Nacional e das atividades do recém-criado Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil.

As oportunidades de negócios no mercado de gás natural no estado do Espírito Santo foram discutidas, especialmente sobre as perspectivas de investimentos no setor de óleo e gás, dentre elas a possibilidade de investimentos nos Terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e nas rotas de escoamento do gás produzido. A atração de investimentos de outros segmentos, como a indústria de vidro, petroquímica e outros que utilizam gás natural em seus processos, também foi abordada. O programa do evento está disponível aqui.


Notícias Relacionadas

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

07/11/2019 - O Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE tem como objetivo apresentar os projetos de gasodutos de escoamento e unidades de processamento de gás natural (UPGNs) previstos para construção e entrada em operação no Brasil, além dos projetos que podem vir a ser implementados nos próximos anos no País, de forma indicativa.

Termelétricas a biomassa nos leilões de energia: EPE publica estudo sobre as características técnicas dos empreendimentos e resultados dos últimos leilões

05/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Nota Técnica retratando o perfil dos projetos termelétricos a biomassa nos leilões de energia no Brasil eólicos no Brasil, a partir dos dados consolidados dos projetos cadastrados na EPE para participação nos leilões de energia.

Workshop “O Leilão de Transmissão 002/2019 e os Estudos de Planejamento"

04/11/2019 - O objetivo do evento foi apresentar os aspectos técnico-econômicos e socioambientais dos empreendimentos que compõem os lotes do Leilão de Transmissão 002/2019, a ser realizado em dezembro.

Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

04/11/2019 - Para ser um diálogo aberto com a sociedade, a EPE convida todos para o Seminário a ser realizado no dia 5 de dezembro, conforme agenda abaixo. Vagas limitadas!

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Workshop PDE 2029 – Expansão de Energia Elétrica

01/11/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Workshop PDE 2029 – Expansão de Energia Elétrica, participe conosco!