EPE participa do evento Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O evento “Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável” aconteceu no dia 25 de junho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte/MG. A EPE foi representada pelo Analista de Pesquisa Energética e Coordenador dos Estudos de Transmissão de MG, GO e DF, Maxwell Cury, que compôs a mesa de palestrantes do evento. Estiveram presentes também o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, o Presidente da Cemig, Cledorvino Belini, além de membros da ALMG, ANEEL, de federações da indústria, e do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, em uma discussão prévia ao evento com os apresentadores.

O debate estava sob coordenação do Deputado Gil Pereira, Presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, e teve como objetivo debater o desenvolvimento e a regulação da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis como solar fotovoltaica, eólica, de biogás e de biomassa, e de pequenas centrais hidrelétricas e sistemas de cogeração. O evento destacou a posição do estado de Minas Gerais como o maior produtor de energia oriunda da Geração Distribuída no Brasil, com expressivo potencial de crescimento, principalmente na região norte do estado.

Maxwell destacou a importância das linhas de transmissão para viabilização da expansão da geração no estado e mostrou o número expressivo de linhas planejadas pela EPE ao longo dos últimos anos, muitas das quais já estão em construção com previsão de entrada em operação a partir do ano 2021, e destacou: “A EPE está atenta às sinalizações de expansão do parque de geração em Minas Gerais, realizando estudos prospectivos de planejamento da transmissão com a devida antecedência, para que esse grande potencial de geração possa ser explorado no estado.” O programa do evento está disponível aqui

Foto.jpg


Notícias Relacionadas

EPE participa do evento Americas Gas & Power Summit (AGPS)

21/11/2019 - A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural, Marcelo Alfradique, participa, nos dias 20 a 22 de novembro de 2019, da Conferência "Americas Gas & Power Summit (AGPS)", no Panamá.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.

EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

14/11/2019 - O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.