EPE participa do evento Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O evento “Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável” aconteceu no dia 25 de junho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte/MG. A EPE foi representada pelo Analista de Pesquisa Energética e Coordenador dos Estudos de Transmissão de MG, GO e DF, Maxwell Cury, que compôs a mesa de palestrantes do evento. Estiveram presentes também o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, o Presidente da Cemig, Cledorvino Belini, além de membros da ALMG, ANEEL, de federações da indústria, e do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, em uma discussão prévia ao evento com os apresentadores.

O debate estava sob coordenação do Deputado Gil Pereira, Presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, e teve como objetivo debater o desenvolvimento e a regulação da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis como solar fotovoltaica, eólica, de biogás e de biomassa, e de pequenas centrais hidrelétricas e sistemas de cogeração. O evento destacou a posição do estado de Minas Gerais como o maior produtor de energia oriunda da Geração Distribuída no Brasil, com expressivo potencial de crescimento, principalmente na região norte do estado.

Maxwell destacou a importância das linhas de transmissão para viabilização da expansão da geração no estado e mostrou o número expressivo de linhas planejadas pela EPE ao longo dos últimos anos, muitas das quais já estão em construção com previsão de entrada em operação a partir do ano 2021, e destacou: “A EPE está atenta às sinalizações de expansão do parque de geração em Minas Gerais, realizando estudos prospectivos de planejamento da transmissão com a devida antecedência, para que esse grande potencial de geração possa ser explorado no estado.” O programa do evento está disponível aqui

Foto.jpg


Notícias Relacionadas

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos CombustíveiLeilão de Energia Existente A-2 de 2019

30/08/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Existente A-2 de 2019.

Resenha Mensal: a demanda nacional apresentou retração de 0,4% em relação a julho de 2018.

30/08/2019 - demanda nacional de eletricidade totalizou 38.265 GWh em julho, representando retração de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2018. Entre as regiões, o resultado negativo do Sudeste (-2,7%) puxou o desempenho do país. O maior avanço no consumo de energia elétrica no mês foi na região Norte (+6,1%), sobretudo em função da retomada gradual da metalurgia paraense (setor eletrointensivo). Centro-Oeste (+2,1%) e Nordeste (+2,4%) também exibiram resultados positivos em julho.

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Maio de 2019

22/08/2019 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 (data-base: julho de 2017).

EPE realiza II Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/08/2019 - A segunda edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, no escritório da EPE.