EPE participa do ENASE 2019

EPE participa do 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o principal evento político regulatório do seguimento. O presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a compor a mesa de abertura do primeiro dia, que acontece nesta quarta, 28 de agosto, ao lado do ministro Bento Albuquerque (MME), de Rodrigo Ferreira (Canal Energia), de Luiz Eduardo Barata (ONS), de Rui Altieri (CCEE), de André Pepitone (Aneel), e de Mario Menel (FASE).

Thiago Barral também participou do Talk Show e painel de palestras especiais sobre Modernização do setor Elétrico Nacional, sob a ótica do planejador, e do fórum de CEOs sobre A Tecnologia como Driver da Modernização do Setor Elétrico, como moderador e debatedor. "É preciso explicitar o suprimento de potência e aperfeiçoar o suprimento de energia, e também a separação contratual Lastro e Energia que, em tempo, quer uma componente fundamental nessa abertura de mercado para garantir que ela (a abertura) não se dê as custas de agentes que não tenham dado causa à essa migração para um ambiente mais aberto". Destacou Thiago Barral durante apresentação.

EncontroENASE2019.jpg

O objetivo deste encontro é apresentar medidas para a modernização do setor elétrico nacional e proporcionar mais aderência e diálogo entre agentes e entidades responsáveis por estudos deste seguimento. Durante discurso, Bento Albuquerque aponta que já houve avanços quanto à modernização, mas reconhece que o modelo em vigência precisa atender a novas demandas: "Com relação à modernização do setor elétrico, assunto central deste evento, temos a consciência de que o atual modelo necessita de adequações para que os custos e os riscos sejam percebidos pela sociedade de forma mais eficiente, propiciando, também, maior previsibilidade e racionalidade para o seguimento".

O Ministro apontou, também, as expectativas de mudanças: "Estão sendo elaboradas e analisadas propostas para a modernização do setor, abrangendo ambiente de mercado e mecanismos de viabilização da expansão do sistema, mecanismos formação de preço, racionalização de encargos e subsídios, mecanismos de realocação de energia, alocação de custos e riscos, inserção de novas tecnologias e a sustentabilidade nos serviços de distribuição".

EncontroENASE2019.2.jpg

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, irá palestrar no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão no segundo dia do encontro, que acontece na próxima quinta, 29 de agosto. Por parte da EPE, há aproximadamente 20 representantes que irão acompanhar os dois dias de evento a fim de se atualizar sobre temas do setor. Em breve as apresentações estarão disponíveis no portal da EPE.

15 anos EPE em pauta

Durante o Talk Show, o secretário do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, parabenizou a EPE pelos 15 anos de serviços à sociedade, celebrado no mês de agosto. Os cumprimentos foram endossados pelo presidente do Grupo Canal Energia, Rodrigo Ferreira, o moderador do Talk Show

Notícias Relacionadas

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.