EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, o superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado,  e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

Giovani Machado foi moderador da sessão 1 com o tema "Outlook of the Americas Natural Gas Industry" e Erik Rego moderador da sessão 5 com o tema "Main Drives and Obstacles to the Development of a Gas-to-Power Market". A apresentação do diretor Erik pode ser acessada aqui e do superintendente Giovani neste link

O Brasil precisa encontrar maneiras de viabilizar o gás natural, não apenas soluções isoladas, porque há uma alta interdependência do sistema de energia como um todo", disse Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE, durante sua apresentação no evento.

O encontro foi realizado com a aprovação do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do Estado do Rio de Janeiro. Os debates e palestras contemplaram as temáticas sobre Exploração e Produção, Regulamentos do Mercado e Dinâmica do GNL, as possibilidades de monetização do gás do pré-sal, a integração com o sistema elétrico, o desenvolvimento do mercado de gás no País, tributação e entraves de licenciamento em nível municipal, estadual e federal, o mercado de GNL mundial e as expectativas de novos terminais de GNL no Brasil.

Participaram também os principais atuantes da cadeia de valor de gás e GNL do Brasil e das Américas, como secretários de ministérios do Executivo brasileiro, das Relações  Exteriores, de Minas e Energia, CEOs do IBP, ANP, EPE, Petrobras, FGV, PetroChina, BNDES, Abraget, AES Dominica e representantes do segmento de outros países como EUA, Chile, Colômbia, managers das grandes indústrias.

CWC-Brazil-the-Americas-2019-487.jpg

CWC-Brazil-the-Americas-2019-246.jpg

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico