EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, o superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado,  e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

Giovani Machado foi moderador da sessão 1 com o tema "Outlook of the Americas Natural Gas Industry" e Erik Rego moderador da sessão 5 com o tema "Main Drives and Obstacles to the Development of a Gas-to-Power Market". A apresentação do diretor Erik pode ser acessada aqui e do superintendente Giovani neste link

O Brasil precisa encontrar maneiras de viabilizar o gás natural, não apenas soluções isoladas, porque há uma alta interdependência do sistema de energia como um todo", disse Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE, durante sua apresentação no evento.

O encontro foi realizado com a aprovação do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do Estado do Rio de Janeiro. Os debates e palestras contemplaram as temáticas sobre Exploração e Produção, Regulamentos do Mercado e Dinâmica do GNL, as possibilidades de monetização do gás do pré-sal, a integração com o sistema elétrico, o desenvolvimento do mercado de gás no País, tributação e entraves de licenciamento em nível municipal, estadual e federal, o mercado de GNL mundial e as expectativas de novos terminais de GNL no Brasil.

Participaram também os principais atuantes da cadeia de valor de gás e GNL do Brasil e das Américas, como secretários de ministérios do Executivo brasileiro, das Relações  Exteriores, de Minas e Energia, CEOs do IBP, ANP, EPE, Petrobras, FGV, PetroChina, BNDES, Abraget, AES Dominica e representantes do segmento de outros países como EUA, Chile, Colômbia, managers das grandes indústrias.

CWC-Brazil-the-Americas-2019-487.jpg

CWC-Brazil-the-Americas-2019-246.jpg

Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.