EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, o superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado,  e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

Giovani Machado foi moderador da sessão 1 com o tema "Outlook of the Americas Natural Gas Industry" e Erik Rego moderador da sessão 5 com o tema "Main Drives and Obstacles to the Development of a Gas-to-Power Market". A apresentação do diretor Erik pode ser acessada aqui e do superintendente Giovani neste link

O Brasil precisa encontrar maneiras de viabilizar o gás natural, não apenas soluções isoladas, porque há uma alta interdependência do sistema de energia como um todo", disse Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE, durante sua apresentação no evento.

O encontro foi realizado com a aprovação do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do Estado do Rio de Janeiro. Os debates e palestras contemplaram as temáticas sobre Exploração e Produção, Regulamentos do Mercado e Dinâmica do GNL, as possibilidades de monetização do gás do pré-sal, a integração com o sistema elétrico, o desenvolvimento do mercado de gás no País, tributação e entraves de licenciamento em nível municipal, estadual e federal, o mercado de GNL mundial e as expectativas de novos terminais de GNL no Brasil.

Participaram também os principais atuantes da cadeia de valor de gás e GNL do Brasil e das Américas, como secretários de ministérios do Executivo brasileiro, das Relações  Exteriores, de Minas e Energia, CEOs do IBP, ANP, EPE, Petrobras, FGV, PetroChina, BNDES, Abraget, AES Dominica e representantes do segmento de outros países como EUA, Chile, Colômbia, managers das grandes indústrias.

CWC-Brazil-the-Americas-2019-487.jpg

CWC-Brazil-the-Americas-2019-246.jpg

Notícias Relacionadas

EPE publica Nota técnica de Projeções de Preço do Petróleo

10/12/2019 - O potencial da província petrolífera do Pré-sal confere ao Brasil um protagonismo mundial na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambiente offshore. Com as expectativas de crescimento da produção nacional de hidrocarbonetos para a próxima década, há oportunidade para o Brasil se posicionar entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

EPE lança o Fact Sheet “A Química do C1"

09/12/2019 - A EPE lança o Fact Sheet “A QUÍMICA DO C1” que compila os dois temas abordados nos Informes Técnicos da série "Competitividade do Gás Natural”: estudo de caso na indústria de fertilizantes nitrogenados e de metanol.

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.