EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, o superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado,  e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.

Giovani Machado foi moderador da sessão 1 com o tema "Outlook of the Americas Natural Gas Industry" e Erik Rego moderador da sessão 5 com o tema "Main Drives and Obstacles to the Development of a Gas-to-Power Market". A apresentação do diretor Erik pode ser acessada aqui e do superintendente Giovani neste link

O Brasil precisa encontrar maneiras de viabilizar o gás natural, não apenas soluções isoladas, porque há uma alta interdependência do sistema de energia como um todo", disse Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE, durante sua apresentação no evento.

O encontro foi realizado com a aprovação do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do Estado do Rio de Janeiro. Os debates e palestras contemplaram as temáticas sobre Exploração e Produção, Regulamentos do Mercado e Dinâmica do GNL, as possibilidades de monetização do gás do pré-sal, a integração com o sistema elétrico, o desenvolvimento do mercado de gás no País, tributação e entraves de licenciamento em nível municipal, estadual e federal, o mercado de GNL mundial e as expectativas de novos terminais de GNL no Brasil.

Participaram também os principais atuantes da cadeia de valor de gás e GNL do Brasil e das Américas, como secretários de ministérios do Executivo brasileiro, das Relações  Exteriores, de Minas e Energia, CEOs do IBP, ANP, EPE, Petrobras, FGV, PetroChina, BNDES, Abraget, AES Dominica e representantes do segmento de outros países como EUA, Chile, Colômbia, managers das grandes indústrias.

CWC-Brazil-the-Americas-2019-487.jpg

CWC-Brazil-the-Americas-2019-246.jpg

Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.