EPE participa do Ciclo de Debates para Transição Energética

A EPE participou da 1ª edição do "Ciclo de Debates para Transição Energética", realizado dia 25 de abril de 2019, no Rio de Janeiro. Representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, a EPE abriu o debate conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), representado pelo Secretário Geral, Milton Costa.

Nesta edição, a EPE em parceria com o IBP, promoveu discussões sobre dois temas desafiadores para o setor de energia: o Panorama da Transição Energética e a Geopolítica da Energia. Para o ano de 2019 estão previstos mais quatro debates, com temas diferentes, para os meses de junho, agosto, outubro e dezembro. 

Participaram também o superintendente Giovani Machado (EPE), os keynotes Luiz Augusto Barroso (PSR) e Alexandre Szklo (PPE/COPPE/UFRJ), os debatedores José Firmo (Diretor Presidente do IBP), Flávio Ofugi Rodrigues (Shell), Glauco Paiva (Shell), Júlio César Moreira (Wintershall), e os moderadores Clarissa Lins (Catavento Consultoria) e Roberto Ardenghy (Petrobras). 

Confira aqui a apresentação do diretor José Mauro Coelho! 

IMG-20190425-WA0038.jpg
Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho


Notícias Relacionadas

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.