EPE participa do Brasil Solar Power 2018

O Brasil Solar Power já está em sua 3ª edição. O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro estava agendado para os dias 12 e 13 de junho de 2018, mais uma vez no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica. O congresso torna-se ainda mais oportuno devido o atual cenário do setor elétrico, com a retomada dos leilões, o preço dos equipamentos em queda e as novas opções de financiamento.

bsp.jpg

Neste ano, a programação foi dedicada à Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD). Foram convidados para instituir o congresso grandes nomes nacionais e internacionais do setor FV, as principais autoridades do setor elétrico brasileiro, os executivos das mais importantes empresas do setor e acadêmicos.

Além das palestras, o Brasil Solar Power contou com a feira de negócios, que apresentou players nacionais e internacionais, fabricantes de módulos, inversores, cabos, estruturas, EPCistas e entre outros. Os destaque do congresso foram os workshops abertos, que trouxeram novidades do setor, pesquisas de mercado, novas tecnologias e cases de sucesso. 

A EPE  participou nos dois dias do evento. No primeiro (12), o consultor técnico II da Superintendência de Projetos de Geração, Gustavo Pires da Ponte, integrou o Congresso de Geração Centralizada, no painel 1: Usinas Solares Fotovoltaicas. O especialista apresentou sobre o tema “Resumo dos projetos dos leilões e contextualização no Brasil”. 

Já no segundo dia (13), o diretor de Estudos de Energia Elétrica, Amilcar Gonçalves Guerreiro, participou como debatedor do Talk Show com as Lideranças do Setor Elétrico Brasileiro (GD e GC). Foi um debate dinâmico que abordou questões como as propostas de atualização do marco legal do setor elétrico brasileiro e suas oportunidades e consequências para a fonte, tanto para a geração centralizada quanto para a geração distribuída.

Foto03.jpg


Foto 4.jpg


Panorama.jpg


Notícias Relacionadas

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018

17/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica na rede de distribuição nos últimos cinco anos, com ênfase no ano de 2017 (ano base).

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 2% em agosto

28/09/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 38.596 GWh em agosto, nível 2,0% superior ao verificado nesse mês em 2017. Conforme as regiões geográficas, a Norte foi a única a registrar queda no consumo (-11,4%). A melhor taxa foi obtida pela região Centro Oeste (+4,2%), seguida da Nordeste (+3,7%), da Sudeste (+3,1%) e da Sul (+2,4%). Em doze meses a expansão no consumo ficou em 1,6%, com as regiões Centro Oeste (+2,9%) e Sul (+2,7%) apresentando melhores resultados.

EPE publica Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

27/09/2018 - Este informe objetiva sensibilizar os agentes de geração, sob a ótica do planejamento setorial, sobre a importância da escolha adequada do ponto de conexão dos novos empreendimentos de geração.

Em parceria com o MME, EPE realiza 4º “workshop” do Plano Nacional de Energia 2050

24/09/2018 - No dia 19/setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o 4º “workshop” para o desenvolvimento do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O evento ocorreu na sede do MME, e contou com cinco mesas de debates, com participação de mais de 80 representantes de 35 entidades.

EPE apresenta os resultados do levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira, no âmbito do projeto META

13/09/2018 - Com o objetivo de apresentar os resultados parciais do estudo “Análise da Eficiência Energética em Setores Selecionados da Indústria”, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e o Ministério de Minas e Energia (MME), a SEE/DEA realizou no dia 29/agosto, no auditório do MME.