EPE participa do Brasil Solar Power 2018

O Brasil Solar Power já está em sua 3ª edição. O evento oficial do setor fotovoltaico brasileiro estava agendado para os dias 12 e 13 de junho de 2018, mais uma vez no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica. O congresso torna-se ainda mais oportuno devido o atual cenário do setor elétrico, com a retomada dos leilões, o preço dos equipamentos em queda e as novas opções de financiamento.

bsp.jpg

Neste ano, a programação foi dedicada à Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD). Foram convidados para instituir o congresso grandes nomes nacionais e internacionais do setor FV, as principais autoridades do setor elétrico brasileiro, os executivos das mais importantes empresas do setor e acadêmicos.

Além das palestras, o Brasil Solar Power contou com a feira de negócios, que apresentou players nacionais e internacionais, fabricantes de módulos, inversores, cabos, estruturas, EPCistas e entre outros. Os destaque do congresso foram os workshops abertos, que trouxeram novidades do setor, pesquisas de mercado, novas tecnologias e cases de sucesso. 

A EPE  participou nos dois dias do evento. No primeiro (12), o consultor técnico II da Superintendência de Projetos de Geração, Gustavo Pires da Ponte, integrou o Congresso de Geração Centralizada, no painel 1: Usinas Solares Fotovoltaicas. O especialista apresentou sobre o tema “Resumo dos projetos dos leilões e contextualização no Brasil”. 

Já no segundo dia (13), o diretor de Estudos de Energia Elétrica, Amilcar Gonçalves Guerreiro, participou como debatedor do Talk Show com as Lideranças do Setor Elétrico Brasileiro (GD e GC). Foi um debate dinâmico que abordou questões como as propostas de atualização do marco legal do setor elétrico brasileiro e suas oportunidades e consequências para a fonte, tanto para a geração centralizada quanto para a geração distribuída.

Foto03.jpg


Foto 4.jpg


Panorama.jpg


Notícias Relacionadas

EPE participa do programa French Clean Tech Day 2019

18/04/2019 - No último dia 12 de abril, o superintendente Jeferson Soares e o analista de pesquisa energética Felipe Klein participaram do webinar de lançamento do programa French Clean Tech Day 2019, no escritório da Business France, no Rio de Janeiro

EPE participa de audiência pública na Alerj

17/04/2019 - A Segunda audiência pública da Comissão de Minas e Energia aconteceu no dia 16 de abril de 2019 nas dependências da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro.

EPE cadastra 1.581 empreendimentos para o Leilão A-4 de 2019

05/04/2019 - Foi concluído nesta sexta-feira, 05/04/2019, às 12h00, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2019. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 160, de 08 de março de 2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de junho, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. Mais detalhes sobre os projetos cadastrados podem ser acessados no link abaixo.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2019 - Cálculo das Garantias Físicas

05/04/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2019.

EPE divulga Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia A-4/2019

05/04/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-4/2019.