EPE Participa do 49º Congresso Brasileiro de Geologia

O 49º Congresso Brasileiro de Geologia (49 CBG) está sendo realizado entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018, na Cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, com o objetivo de integrar a academia, empresas, profissionais e, também, a sociedade, através da realização de palestras, discussões, cursos e eventos paralelos na área de Geologia e Geociências, incluindo os Simpósios de Vulcanismo e Ambientes Associados e do Cretáceo do Brasil.

Os congressos brasileiros são tradicionalmente realizados pela Sociedade Brasileira de Geologia de dois em dois anos. Assim, o congresso de 2018 foi organizado com a missão de avaliar os principais acontecimentos dos últimos dois anos, com muita coisa a ser comemorada, em contraponto à necessária reflexão profunda sobre o futuro da Geologia e das Geociências na construção do futuro de nosso País.

A EPE esteve representada pelos seguintes trabalhos que foram apresentados pela área de Exploração e Produção da Superintendência de Petróleo :

  • PREVISÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DE RECURSOS NÃO DESCOBERTOS – UMA APLICAÇÃO DO ESTUDO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS (ZNMT)

        Autores: Adriana Q. Ramos; Marcos Frederico F.de Souza, Regina F. Fernandes; Roberta de A. Cardoso

  •   OCORRÊNCIA DE CO2 EM CAMPOS PETROLÍFEROS NA MARGEM LESTE BRASILEIRA

      Autores: Katia S. d’Almeida1; Pâmela C.Vilela1 , Roberta A. Cardoso1, Regina F. Fernandes1; Marcos Frederico F. Souza1

  • APLICAÇÃO DE UMA FUNÇÃO MULTIARGUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS

       Autores: Nathália O. Castro; Péricles A. Brumati; Regina F. Fernandes; Roberta A. Cardoso; Marcos. F. F. Souza

  • ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DA BACIA DE SEAL NO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS

    Autores: Pamela Cardoso Vilela; Roberta de Albuquerque Cardoso; Regina Freitas Fernandes; Nathalia Oliveira de Castro; Katia Souza D'Almeida; Marcos Frederico Farias de Souza


Clique aqui e saiba mais detalhes do evento .

Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.

EPE publica Informe com dados da Habilitação Técnica dos projetos do Leilão A-6 de 2018

31/08/2018 - A EPE publica Informe com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-6 de 2018, realizado em 31/08/2018. No Informe é apresentada uma visão geral do processo de cadastramento e habilitação técnica, além de informações relativas ao cálculo do preço-teto. O documento pode ser acessado no link abaixo, na seção Informes.