EPE Participa do 49º Congresso Brasileiro de Geologia

O 49º Congresso Brasileiro de Geologia (49 CBG) está sendo realizado entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018, na Cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, com o objetivo de integrar a academia, empresas, profissionais e, também, a sociedade, através da realização de palestras, discussões, cursos e eventos paralelos na área de Geologia e Geociências, incluindo os Simpósios de Vulcanismo e Ambientes Associados e do Cretáceo do Brasil.

Os congressos brasileiros são tradicionalmente realizados pela Sociedade Brasileira de Geologia de dois em dois anos. Assim, o congresso de 2018 foi organizado com a missão de avaliar os principais acontecimentos dos últimos dois anos, com muita coisa a ser comemorada, em contraponto à necessária reflexão profunda sobre o futuro da Geologia e das Geociências na construção do futuro de nosso País.

A EPE esteve representada pelos seguintes trabalhos que foram apresentados pela área de Exploração e Produção da Superintendência de Petróleo :

  • PREVISÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DE RECURSOS NÃO DESCOBERTOS – UMA APLICAÇÃO DO ESTUDO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS (ZNMT)

        Autores: Adriana Q. Ramos; Marcos Frederico F.de Souza, Regina F. Fernandes; Roberta de A. Cardoso

  •   OCORRÊNCIA DE CO2 EM CAMPOS PETROLÍFEROS NA MARGEM LESTE BRASILEIRA

      Autores: Katia S. d’Almeida1; Pâmela C.Vilela1 , Roberta A. Cardoso1, Regina F. Fernandes1; Marcos Frederico F. Souza1

  • APLICAÇÃO DE UMA FUNÇÃO MULTIARGUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS

       Autores: Nathália O. Castro; Péricles A. Brumati; Regina F. Fernandes; Roberta A. Cardoso; Marcos. F. F. Souza

  • ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DA BACIA DE SEAL NO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS

    Autores: Pamela Cardoso Vilela; Roberta de Albuquerque Cardoso; Regina Freitas Fernandes; Nathalia Oliveira de Castro; Katia Souza D'Almeida; Marcos Frederico Farias de Souza


Clique aqui e saiba mais detalhes do evento .

Notícias Relacionadas

Grupo de Trabalho disponibiliza nota técnica sobre análise das perdas do sistema elétrico brasileiro

19/11/2018 - O Comitê Gestor de Informações Energéticas – CGIE, por meio do Grupo de Trabalho Perdas (GT Perdas), composto por representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou Nota Técnica com os resultados relacionados à identificação e quantificação das parcelas que compõem as chamadas "perdas" do Sistema Elétrico Brasileiro.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica estudo sobre Estocagem Subterranea de Gas Natural

13/11/2018 - A história e o desenvolvimento da estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) é indissociável da do gás natural. Por se tratar de uma indústria de rede, a indústria de gás natural requereu desde o seu início tecnologias para lidar com o descasamento temporal e espacial da oferta e da demanda.

Webinar “Energy Efficiency Market Report 2018” da Agência Internacional de Energia - Convite

12/11/2018 - Com apoio do MME, da EPE e da Secretaria de Energia (SENER) do México, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre o relatório “Energy Efficiency Market Report 2018” (Relatório de Mercado de Eficiência Energética 2018), publicado recentemente pela AIE.