EPE Participa do 49º Congresso Brasileiro de Geologia

O 49º Congresso Brasileiro de Geologia (49 CBG) está sendo realizado entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018, na Cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, com o objetivo de integrar a academia, empresas, profissionais e, também, a sociedade, através da realização de palestras, discussões, cursos e eventos paralelos na área de Geologia e Geociências, incluindo os Simpósios de Vulcanismo e Ambientes Associados e do Cretáceo do Brasil.

Os congressos brasileiros são tradicionalmente realizados pela Sociedade Brasileira de Geologia de dois em dois anos. Assim, o congresso de 2018 foi organizado com a missão de avaliar os principais acontecimentos dos últimos dois anos, com muita coisa a ser comemorada, em contraponto à necessária reflexão profunda sobre o futuro da Geologia e das Geociências na construção do futuro de nosso País.

A EPE esteve representada pelos seguintes trabalhos que foram apresentados pela área de Exploração e Produção da Superintendência de Petróleo :

  • PREVISÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL DE RECURSOS NÃO DESCOBERTOS – UMA APLICAÇÃO DO ESTUDO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS (ZNMT)

        Autores: Adriana Q. Ramos; Marcos Frederico F.de Souza, Regina F. Fernandes; Roberta de A. Cardoso

  •   OCORRÊNCIA DE CO2 EM CAMPOS PETROLÍFEROS NA MARGEM LESTE BRASILEIRA

      Autores: Katia S. d’Almeida1; Pâmela C.Vilela1 , Roberta A. Cardoso1, Regina F. Fernandes1; Marcos Frederico F. Souza1

  • APLICAÇÃO DE UMA FUNÇÃO MULTIARGUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS

       Autores: Nathália O. Castro; Péricles A. Brumati; Regina F. Fernandes; Roberta A. Cardoso; Marcos. F. F. Souza

  • ESTUDOS EXPLORATÓRIOS DA BACIA DE SEAL NO ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS

    Autores: Pamela Cardoso Vilela; Roberta de Albuquerque Cardoso; Regina Freitas Fernandes; Nathalia Oliveira de Castro; Katia Souza D'Almeida; Marcos Frederico Farias de Souza


Clique aqui e saiba mais detalhes do evento .

Notícias Relacionadas

EPE participa do debate de governança do mercado livre de energia

21/03/2019 - Casos de comercializadoras que não entregaram o que venderam trouxeram à tona temas essenciais para o desenvolvimento do mercado livre de energia, incluindo avançar em uma solução efetiva ao risco hidrológico – mais conhecido como GSF (Generation Scaling Factor) –, em uma nova governança e em maior transparência. Esses foram os principais pontos em análise no club meeting promovido pelo GRI Club Infra nesta quarta-feira, 20/03, no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo.

EPE apresenta relatório técnico à prefeitura de Iracema

20/03/2019 - Representantes técnicos da EPE - Empresa de Pesquisa Energética foram recebidos pelo chefe de gabinete Waldemir Sousa na manhã desta terça-feira, 19 de março, para tratar de assuntos relacionados a continuidade da elaboração do relatório ambiental e social que dará o aval ou não da expedição da licença prévia para construção da hidrelétrica bem querer.

EPE participa do Workshop de Infraestrutura – Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica

20/03/2019 - Chuvas abaixo da média e mudanças estruturais no setor elétrico têm causado impactos relevantes nos geradores hidrelétricos, no funcionamento do mercado e no bolso dos consumidores. Diante desse cenário, a Federação das Indústria de São Paulo ( fIESP) organizou um workshop para discussão de ajustes no atual modelo regulatório e de aperfeiçoamentos na formação de preços, na alocação de riscos e na operação do sistema.

Cenário de crise hídrica amplia discussão sobre segurança energética | Reportagem especial do CanalEnergia

18/03/2019 - Com a escassez de chuvas nos últimos anos, especialmente no Nordeste do país, a discussão sobre segurança hídrica x produção de energia elétrica tem se tornado cada vez mais relevante, dado o potencial de conflto que o tema pode gerar. Dados atualizados do último boletim de conjuntura da Agência Nacional de Águas mostram que no ano passado 37,9 milhões de pessoas foram afetadas por secas, contra 3 milhões de atingidos por cheias e inundações. A agencia editou cinco resoluções de restrição ou suspensão de uso da água em 2018

EPE publica documento de perguntas e respostas (FAQ) para o Leilão A-4 de 2019

18/03/2019 - A EPE elaborou um documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos agentes sobre o cadastramento e habilitação técnica dos projetos para o Leilão A-4 de 2019, previsto para ser realizado em 27/06/2019. Questionamentos acerca dos prazos, aproveitamento dos projetos habilitados em leilões anteriores, margem de escoamento e outras dúvidas são respondidas no documento.