EPE participa do 2º Fórum Técnico Pré-Sal Petróleo

A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou do 2º Fórum Técnico Pré-Sal Petróleo, ocorrido em 25 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo debater o potencial exploratório do pré-sal e de áreas estratégicas da plataforma continental brasileira.

Em sua palestra intitulada "Os desafios para a infraestrutura de escoamento na maximização do valor das reservas de óleo e gás do pré-sal", realizada dentro do painel "Em Busca dos Novos Campos Gigantes", o diretor José Mauro Coelho apresentou, dentre diversos assuntos, a Previsão da Produção Nacional de Petróleo e Gás Natural, os Principais Desafios da Oferta de Gás Natural do Pré-Sal, a Infraestrutura de Escoamento Offshore de Gás Natural, citando o Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural (PIPE) e as Possibilidades de Monetização do Gás Natural do Pré-Sal, abrangendo o Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural (PIPE).

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve presente e palestrou sobre os desafios e a atratividade do setor de óleo e gás na próxima década, especialmente sobre o pré-sal. O presidente da PPSA, Eduardo Gerk, realizou a abertura do encontro com palestra apresentando a projeção da empresa de produção de petróleo e gás, de todos os contratos de partilha de produção nos próximos dez anos e a estimativa da parcela de produção da União.

Também estiveram presentes no evento, representantes do Ministério de Minas e Energia, ANP, Petrobras, Equinor, Shell, BP Energy, Zag Consultoria, IHS Markit, dentre outras empresas e participantes

Clique aqui para acessar a apresentação da EPE no evento

IMG-20191125-WA0068.jpg

Notícias Relacionadas

EPE lembra que óleo e gás natural estarão presentes na matriz energética mundial e do Brasil em 2050

25/04/2024 - Na avaliação da empresa, vinculada ao MME, contribuição do setor é decisiva para uma transição justa, equilibrada e inclusiva, para arrecadação dos recursos ao desenvolvimento sustentável e direcionamento dos investimentos

EPE publica a edição de abril de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/04/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 1,3%, ou 2 bilhões de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros entre 2021 e 2023.

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.