EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

​O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central "Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal" e contou com a presença da moderadora Lavínia Hollanda -Diretora Executiva da Escopo Energia, com o também palestrante Luiz Costamilan - Secretário Executivo de Gás Natural do IBP e com os debatedores Alvaro Tupiassu - Gerente Geral da Petrobras, Christian Iturri - General Manager Sales and Origination South America Shell Energy Americas, Claudia Brun - Manager Energy Marketing da Equinor, Andrés Sannazzaro - Gas Commercialization Manager da RepsolSinopec e Carlos Zanardo - Gerente Executivo de Projetos Especiais na Comgás.

 Em sua palestra "Desafios da Oferta Nacional de Gás Natural" , o diretor José Mauro Coelho abordou os seguintes temas: Previsão da Produção Nacional de Petróleo e Gás Natural, Principais Desafios da Oferta de Gás Natural do Pré-Sal e Alternativas de Monetização do Gás Natural do Pré-Sal . O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, também esteve presente no encontro, além de representantes de outros órgãos e empresas do setor como ANP, Ministério da Economia, Shell, Repsol, Exxon, TBG, TAG, dentre outros. Universidades e demais entidades e profissionais liberais também participaram do evento.

 O Congresso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e tem como objetivo promover importantes debates sobre os temas prioritários na agenda do setor de gás natural no Brasil e reunir os principais stakeholders e os maiores especialistas do setor, em particular no momento atual que trata sobre a transição para o novo mercado de gás natural.

Clique aqui para acessar a apresentação


JM1.jpg

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

30/12/2019 - A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.