EPE participa do 12º Congresso Nacional da Bioenergia

​O 12º Congresso Nacional da Bioenergia, organizado pela UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, entidade que representa cerca de 60 usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade em 7 estados da federação, foi realizado entre os dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019, em São Paulo.

A EPE representada pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou do painel de abertura e também do painel "Futuro da Mobilidade Veicular", apresentando o tema "Perspectivas para Veículos Leves no Brasil em um Contexto de Transição Energética". Em sua palestra foram abordados diversos conceitos como, por exemplo, transição para economias de baixo carbono, mudanças climáticas, mobilidade veicular x transição energética e eletrificação de veículos. O encontro contou também com a participação de representantes do MME, MAPA, ANP, Fórum Nacional Sucroenergético, UDOP, Fapesp, Deputados Federais e Estaduais, dentre outros.

O Congresso é realizado desde 2008 e tem como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes e disseminar novos conceitos de gestão, tecnologias, sistemas de produção altamente aplicáveis ao dia a dia das usinas e de empresas que prestam serviços para o segmento, além de proporcionar ricos debates políticos/técnicos que difundem os principais temas que norteiam a cadeia do agronegócio nacional.

Clique aqui e acesse a apresentação

IMG-20190805-WA0012.jpg

IMG-20190805-WA0013.jpg

Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.

EPE em parceria com o Instituto Escolhas realiza Workshop sobre setor de energia e o sistema financeiro

10/10/2019 - No dia 12 de setembro ocorreu no auditório da EPE o Workshop "Como o Setor de Energia e o Sistema Financeiro podem incorporar os riscos não financeiros em seu planejamento?", organizado pela EPE em parceria com o Instituto Escolhas.

EPE participa do FGV Energia – Boletim de Conjuntura do Setor Energético

10/10/2019 - O Boletim de Conjuntura do Setor Energético colocou mais uma vez a mobilidade elétrica em pauta, a discussão acerca desse tema é embasada pela visão de doze especialistas, nas sete colunas de opinião deste Boletim. A segunda coluna deste mês, de autoria dos analistas e consultores técnicos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Flávio Raposo de Almeida, Glaucio Vinicius Ramalho Faria, Luciano Basto de Oliveira e Natália Gonçalves de Moraes, aborda a eletrificação de ônibus no Brasil e apresenta a ferramenta de avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais desenvolvida pela empresa de pesquisa.