EPE participa do 1º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação

A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, JOSÉ MAURO COELHO, participou no dia 06 de junho de 2019, do "1º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação" como palestrante do evento, com uma apresentação de título “PROJEÇÃO DE OFERTA E DEMANDA DE QAV E BIOQUEROSENE NO BRASIL”. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, também esteve presente no encontro, além de pesquisadores de instituições de ensino, profissionais de empresas do ramo de aviação e combustíveis, indústria de biocombustíveis, representantes de entidades e profissionais liberais.

O Congresso foi realizado nos dias 05 a 07 de junho de 2019, em Natal-RN, e teve como objetivo promover a interação das diversas entidades envolvidas na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação, contribuindo para um maior desenvolvimento deste setor e sua divulgação. 

Motivado pela assinatura de um acordo para neutralizar as emissões a partir de 2020, o setor de aviação internacional se mobiliza para que essa meta seja alcançada, mas considera que só é possível com a substituição total ou parcial dos combustíveis de origem fóssil por renováveis. Dessa forma, a movimentação do setor, com a realização de eventos técnicos, é importante para promover um ambiente propício para a produção de bioquerosene e de outros combustíveis alternativos.

No evento, diversos trabalhos técnico-científicos também foram apresentados, além das palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. 

Durante os painéis abaixo, temas de interesse do setor de produção de energias renováveis para aviação puderam ser debatidos. 

Área 01 - Biomassa / Matéria – Prima (Potencialidade, produção e Sustentabilidade).

Área 02 – Rotas de Produção. 

Área 03 – Certificação/ Qualidade de Produtos e Logística.

Área 04 – Viabilidade econômica, Políticas públicas e Meio Ambiente.”

OZS_4486.jpg


Notícias Relacionadas

EPE participa do evento Americas Gas & Power Summit (AGPS)

21/11/2019 - A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural, Marcelo Alfradique, participa, nos dias 20 a 22 de novembro de 2019, da Conferência "Americas Gas & Power Summit (AGPS)", no Panamá.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE palestra no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília

14/11/2019 - A EPE esteve no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, na última terça (12) para proferir palestra aos Oficiais Generais e Superiores do Exército Brasileiro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.