EPE participa do 1º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação

A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, JOSÉ MAURO COELHO, participou no dia 06 de junho de 2019, do "1º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação" como palestrante do evento, com uma apresentação de título “PROJEÇÃO DE OFERTA E DEMANDA DE QAV E BIOQUEROSENE NO BRASIL”. O Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix, também esteve presente no encontro, além de pesquisadores de instituições de ensino, profissionais de empresas do ramo de aviação e combustíveis, indústria de biocombustíveis, representantes de entidades e profissionais liberais.

O Congresso foi realizado nos dias 05 a 07 de junho de 2019, em Natal-RN, e teve como objetivo promover a interação das diversas entidades envolvidas na produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação, contribuindo para um maior desenvolvimento deste setor e sua divulgação. 

Motivado pela assinatura de um acordo para neutralizar as emissões a partir de 2020, o setor de aviação internacional se mobiliza para que essa meta seja alcançada, mas considera que só é possível com a substituição total ou parcial dos combustíveis de origem fóssil por renováveis. Dessa forma, a movimentação do setor, com a realização de eventos técnicos, é importante para promover um ambiente propício para a produção de bioquerosene e de outros combustíveis alternativos.

No evento, diversos trabalhos técnico-científicos também foram apresentados, além das palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. 

Durante os painéis abaixo, temas de interesse do setor de produção de energias renováveis para aviação puderam ser debatidos. 

Área 01 - Biomassa / Matéria – Prima (Potencialidade, produção e Sustentabilidade).

Área 02 – Rotas de Produção. 

Área 03 – Certificação/ Qualidade de Produtos e Logística.

Área 04 – Viabilidade econômica, Políticas públicas e Meio Ambiente.”

OZS_4486.jpg


Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.