EPE participa de Workshop sobre Diesel Renovável

A EPE participou do Workshop sobre Diesel Renovável, evento promovido pelo IBP que ocorreu dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro.  A EPE foi representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como palestrante no primeiro painel, sobre "Perspectivas para o uso de diesel renovável na matriz brasileira", com a apresentação "A importância do diesel renovável para o Planejamento Energético Brasileiro. Seguido de um debate com a participação de Daniel Furlan (ABIOVE) e Nilton Shiraiwa (Mercedes Benz), e com o moderador Ricardo França.

IMG-20190805-WA0049.jpg

O segundo painel do Workshop apresentou um comparativo sobre os avanços na produção do diesel renovável, que ainda não é feita no Brasil, e das perspectivas europeia, norte-americana e latino-americana. Neste painel, participaram do debate Larissa Perotta (AXENS Solutions), Dayne Delahoussaye (NESTE), Erasmo Batistella (ECB Group) e Ricardo Pinto (Petrobras).

Os aspectos regulatórios inerentes à produção e comercialização do combustível foi tema do último debate do encontro. Que teve além da moderação de Aurélio Amaral, Diretor da ANP, a presença de Larissa Perotta e Dayne Delahoussaye. O evento tem como objetivo promover a discussão das perspectivas para a inserção do diesel renovável na matriz energética, seus desdobramentos técnicos e regulatórios e seus benefícios. Não somente consideram as menores emissões de poluentes, o que converge com as metas da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio), mas também pela sua performance diferenciada em motores.

IMG-20190805-WA0050.jpg

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico