EPE participa de evento sobre o Planejamento Energético da Matriz Veicular do Brasil

O Brasil está incentivando cada vez mais a produção de biocombustíveis e na segunda-feira, 26/03, Recife sediou um evento sobre o planejamento energético da matriz veicular do Brasil, realizado pelo Sindaçúcar e parceiros como FIEPE, Sindalcool e Sonal. 

A solenidade de abertura contará com as presenças do Presidente da FIEPE, Ricardo Essinger; o Presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha; o Governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara; e o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho e o  Diretor da EPE, José Mauro Coelho.

Durante todo o dia foram abordados vários temas como:

Potencial de Negócios em Exploração de Petróleo e Gás nos Estados do Nordeste do Brasil 

RenovaBio – Indutor de Modernização e Competitividade 

RenovaBio, Gás para Crescer e Combustível Brasil 

Avaliação da RenovaCalc no âmbito do RenovaBio 

Regulação da Certificação no RenovaBio 

Projeções de Oferta e Demanda do Etanol, Gasolina, Biodiesel e Diesel,

Sendo este último, apresentado pelo Dr. José Mauro Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveisda Empresa de Pesquisa Energética; e debatido pelos senhores Edmundo Barbosa, Presidente Executivo do Sindalcool – PB, e Roberto Holanda Filho, Presidente da Biosul – MG. 

Clique aqui e obtenha a apresentação realizada pelo Diretor José Mauro Coelho.

WhatsApp Image 2018-03-26 at 18.23.43.jpeg


Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

Divulgação do relatório do GT Metodologia | CPAMP

31/08/2018 - A EPE, na condição de coordenadora do GT Metodologia- CPAMP, divulga o relatório “Representação da Árvore de Cenários e Variabilidade Amostral”. Em breve será feita divulgação de data da reunião ampla com os agentes, para discussões com relação ao material apresentado e também com relação ao cronograma das atividades neste novo ciclo de trabalho 2018/2019.

Com apoio da EPE e do MME, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveu uma palestra sobre Instrumentos de mercado para eficiência energética

28/08/2018 - No âmbito da parceria entre a EPE e a Agência Internacional de Energia (IEA), ocorreu no dia 21 de agosto o Seminário sobre Market Based Instruments proferido pela especialista em Eficiência Energética da Agência, Edith Bayer. A apresentação fez parte de um ciclo de webinars e palestras sobre Eficiência Energética que, desta vez, a EPE teve a honra de receber presencialmente.