EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020.

O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”, moderado pelo Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Cyrino, acompanhado por lideranças da ONS, CCEE e BNDES. O painel contou também com a participação do ex-presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso.

ThiagoBarral.jpg

Durante a a apresentação, Thiago Barral destacou sobre o papel dos preços como sinal indutores de investimentos na expansão da oferta de energia elétrica. Houve uma oportunidade de debates com lideranças de associações setoriais diversas, a EPE, CCEE, ONS e BNDES. Contou também com a participação de palestrantes internacionais, que vieram do Chile, Colômbia e EUA.

Workshop.jpg

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.

EPE publica o Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2024 – Ciclo 2019

30/12/2019 - A Portaria MME n. 67/2018 determina que os agentes de distribuição devem apresentar anualmente à EPE suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores situados em Sistemas Isolados. Tais propostas são analisadas pela EPE para subsidiar a aprovação das mesmas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).