EPE participa da reunião promovida pela ANEEL sobre a Iniciativa ECOSUD/Brasil.

No dia 8 de março, a ANEEL promoveu reunião que teve como objetivo a apresentação e a discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD/Brasil.

A iniciativa ECOSUD (Energy Complementary and Sustainable Development in South America) é liderada pela CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) desenvolve um programa que se insere na implementação regional do Acordo de Paris, propondo-se a estudar os desafios técnicos, econômicos, regulatórios e políticos que se impõem na transição energética para um modelo sustentável na América Latina.

A reunião foi conduzida pelo diretor André Pepitone, da Aneel, e pelo dr. Manlio Coviello, Chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia, da CEPAL, que coordena o programa. Da reunião participaram ainda, representante da IRENA (International Renewable Energy Agency), Ricardo Gorini, ex-diretor da EPE, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME e Presidente do Conselho de Administração da EPE, Eduardo Azevedo, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Amilcar Guerreiro.

A pauta da reunião foi a apresentação e discussão de resultados da Iniciativa ECOSUD para o Brasil, destacando-se os temas: modelação do futuro energético do Brasil com o modelo Plexos, a regulação da geração distribuída no Brasil e impactos socioeconômicos dos cenários energéticos, tendo sido tomado como referência os estudos do PDE 2026 desenvolvidos pela EPE.


DSC_1192.JPG

Foto: ANEEL 


Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

14/08/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018.

EPE inicia o Cadastramento dos Projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

06/08/2018 - Foi publicada pelo MME a Portaria n° 317, de 31 de julho de 2018, com as diretrizes para a realização dos Leilões de Energia Existente (A-1 e A-2), previstos para ocorrer em 07 de dezembro de 2018. Os responsáveis pelos empreendimentos termelétricos interessados em participar dos Leilões deverão realizar o cadastramento e a entrega da documentação pertinente na EPE para fins de Qualificação Técnica dos projetos até as 12h do dia 31 de agosto de 2018.

Resenha Mensal: Consumo de Energia Elétrica Caiu em Junho

30/07/2018 - Greve Dos Caminhoneiros Impactou O Consumo De Energia Elétrica No Mês O consumo de energia elétrica na rede totalizou 37.791 GWh em junho, volume 0,4% inferior ao do mesmo mês de 2017. A região Norte (-10,4%) puxou este resultado em função da queda da atividade de consumidores eletrointensivos industriais do norte do país.

Estudos Socioambientais da Usina Hidrelétrica Bem Querer: Reuniões públicas para divulgação do início dos estudos

20/07/2018 - De 23 a 28 de julho a Empresa de Pesquisa Energética – EPE promoverá Reuniões Públicas para divulgar o início dos estudos socioambientais da Hidrelétrica Bem Querer. O objetivo das reuniões é apresentar as principais atividades previstas na execução dos estudos socioambientais, a equipe responsável pelos estudos, além de informações sobre a usina e o processo de licenciamento ambiental.

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.