EPE participa da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio

O Presidente Substituto e Diretor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o Consultor Técnico da Área de Biocombustíveis, Rafael Barros Araujo e os Analistas de Pesquisa Energética, Kriseida Alekseev (SPT/DPG) e Dan Abensur Gandelman (DEE/SGE), compareceram no Ministério de Minas e Energia, nessa quarta-feira (18/04), para participar da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio.

Compete ao Comitê RenovaBio, no âmbito da Lei 13.576/2017, enviar ao CNPE os limites máximos para as metas compulsórias de redução de emissões de gases intensificadores do efeito estufa (GEE), para a comercialização de combustíveis, além do monitoramento da oferta, da demanda e dos preços de Créditos de Descarbonização (CBios), que serão emitidos e negociados a partir da comercialização de biocombustíveis, entre outras funções.

A EPE apresentou o Modelo de Simulação do Preço do CBio, que determina os preços dos créditos de descarbonização a partir das demandas de combustíveis (etanol, gasolina, diesel, biodiesel e querosene de aviação) e das metas de redução de gases de efeito estufa.

Também participaram dessa reunião a Casa Civil, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Fazenda, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Planejamento, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

IMG-20180418-1.jpg

Na foto: da esquerda para direta - Kriseida Alekseev (SPT/DPG); José Mauro Coelho (Pres/DPG); 

Dan Abensur Gandelman (DEE/SGE) e Rafael Barros Araujo (SGB/DPG).


Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

14/08/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 de 2018.

EPE inicia o Cadastramento dos Projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

06/08/2018 - Foi publicada pelo MME a Portaria n° 317, de 31 de julho de 2018, com as diretrizes para a realização dos Leilões de Energia Existente (A-1 e A-2), previstos para ocorrer em 07 de dezembro de 2018. Os responsáveis pelos empreendimentos termelétricos interessados em participar dos Leilões deverão realizar o cadastramento e a entrega da documentação pertinente na EPE para fins de Qualificação Técnica dos projetos até as 12h do dia 31 de agosto de 2018.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-6/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

31/07/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-6/2018.

Resenha Mensal: Consumo de Energia Elétrica Caiu em Junho

30/07/2018 - Greve Dos Caminhoneiros Impactou O Consumo De Energia Elétrica No Mês O consumo de energia elétrica na rede totalizou 37.791 GWh em junho, volume 0,4% inferior ao do mesmo mês de 2017. A região Norte (-10,4%) puxou este resultado em função da queda da atividade de consumidores eletrointensivos industriais do norte do país.

Estudos Socioambientais da Usina Hidrelétrica Bem Querer: Reuniões públicas para divulgação do início dos estudos

20/07/2018 - De 23 a 28 de julho a Empresa de Pesquisa Energética – EPE promoverá Reuniões Públicas para divulgar o início dos estudos socioambientais da Hidrelétrica Bem Querer. O objetivo das reuniões é apresentar as principais atividades previstas na execução dos estudos socioambientais, a equipe responsável pelos estudos, além de informações sobre a usina e o processo de licenciamento ambiental.