EPE participa da 1ª Reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia em Bogotá

No dia 05/06/2018 foi realizada em Bogotá, na sede do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, a primeira reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia, organizado pela CEPAL, com o objetivo de fomentar o compartilhamento de experiências, conhecimentos e ferramentas de planejamento energético. A abertura foi feita pelo vice-ministro colombiano, Alonso Mayelo Cardona Delgado, e pelo Chefe da Unidade de Energia e Recursos Naturais da CEPAL, Manlio Coviello.

A EPE esteve representada pelo diretor Thiago Barral. A ANEEL e o MME também estiverem representados, pelo assessor de diretor Carlos Eduardo Cabral Carvalho e pelo diretor Ubiratan Castellano, respectivamente. Além do Brasil, a reunião contou com representantes da Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia, além das instituições parceiras OLADE, BID e IRENA. Essa reunião deu sequência aos entendimentos da reunião preparatória realizada nas dependências da EPE em março deste ano.

article.jpg

Foto: Ministerio de Minas y Energía de Colombia.


Na parte da manhã, os países definiram ações prioritárias e negociaram apoio das instituições parceiras para estudos específicos, abrangendo inventário de práticas de planejamento dos países, projeção de custos de renováveis, estudos de flexibilidade em sistemas elétricos, entre outros. Na parte da tarde foram exploradas sinergias com outras iniciativas e atores na região, tendo sido convidadas diversas outras instituições, como GIZ, CAF, CIER, KfW e GEIDCO. 

A próxima reunião do Fórum está prevista para novembro deste ano, em Santiago, Chile.


Notícias Relacionadas

Grupo de Trabalho disponibiliza nota técnica sobre análise das perdas do sistema elétrico brasileiro

19/11/2018 - O Comitê Gestor de Informações Energéticas – CGIE, por meio do Grupo de Trabalho Perdas (GT Perdas), composto por representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou Nota Técnica com os resultados relacionados à identificação e quantificação das parcelas que compõem as chamadas "perdas" do Sistema Elétrico Brasileiro.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica estudo sobre Estocagem Subterranea de Gas Natural

13/11/2018 - A história e o desenvolvimento da estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) é indissociável da do gás natural. Por se tratar de uma indústria de rede, a indústria de gás natural requereu desde o seu início tecnologias para lidar com o descasamento temporal e espacial da oferta e da demanda.

Webinar “Energy Efficiency Market Report 2018” da Agência Internacional de Energia - Convite

12/11/2018 - Com apoio do MME, da EPE e da Secretaria de Energia (SENER) do México, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre o relatório “Energy Efficiency Market Report 2018” (Relatório de Mercado de Eficiência Energética 2018), publicado recentemente pela AIE.