EPE participa da 1ª Reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia em Bogotá

No dia 05/06/2018 foi realizada em Bogotá, na sede do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, a primeira reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia, organizado pela CEPAL, com o objetivo de fomentar o compartilhamento de experiências, conhecimentos e ferramentas de planejamento energético. A abertura foi feita pelo vice-ministro colombiano, Alonso Mayelo Cardona Delgado, e pelo Chefe da Unidade de Energia e Recursos Naturais da CEPAL, Manlio Coviello.

A EPE esteve representada pelo diretor Thiago Barral. A ANEEL e o MME também estiverem representados, pelo assessor de diretor Carlos Eduardo Cabral Carvalho e pelo diretor Ubiratan Castellano, respectivamente. Além do Brasil, a reunião contou com representantes da Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia, além das instituições parceiras OLADE, BID e IRENA. Essa reunião deu sequência aos entendimentos da reunião preparatória realizada nas dependências da EPE em março deste ano.

article.jpg

Foto: Ministerio de Minas y Energía de Colombia.


Na parte da manhã, os países definiram ações prioritárias e negociaram apoio das instituições parceiras para estudos específicos, abrangendo inventário de práticas de planejamento dos países, projeção de custos de renováveis, estudos de flexibilidade em sistemas elétricos, entre outros. Na parte da tarde foram exploradas sinergias com outras iniciativas e atores na região, tendo sido convidadas diversas outras instituições, como GIZ, CAF, CIER, KfW e GEIDCO. 

A próxima reunião do Fórum está prevista para novembro deste ano, em Santiago, Chile.


Notícias Relacionadas

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.

EPE, CCEE e ONS realizam evento sobre a revisão extraordinária da carga

14/05/2020 - Encontro será realizado virtualmente nesta sexta-feira, a partir das 10h Para dar transparência ao mercado sobre as análises realizadas a respeito dos impactos da pandemia Covid-19 no setor elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS realizam nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, um evento virtual sobre o pedido de Revisão Extraordinária da Carga.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Abril de 2020

13/05/2020 - A nova edição dos Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aborda os principais eventos ocorridos na indústria de petróleo e gás natural, no contexto internacional e nacional, no mês de abril de 2020.