EPE participa da 1ª Reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia em Bogotá

No dia 05/06/2018 foi realizada em Bogotá, na sede do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, a primeira reunião do Fórum Técnico Regional de Planejadores de Energia, organizado pela CEPAL, com o objetivo de fomentar o compartilhamento de experiências, conhecimentos e ferramentas de planejamento energético. A abertura foi feita pelo vice-ministro colombiano, Alonso Mayelo Cardona Delgado, e pelo Chefe da Unidade de Energia e Recursos Naturais da CEPAL, Manlio Coviello.

A EPE esteve representada pelo diretor Thiago Barral. A ANEEL e o MME também estiverem representados, pelo assessor de diretor Carlos Eduardo Cabral Carvalho e pelo diretor Ubiratan Castellano, respectivamente. Além do Brasil, a reunião contou com representantes da Colômbia, México, Panamá, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia, além das instituições parceiras OLADE, BID e IRENA. Essa reunião deu sequência aos entendimentos da reunião preparatória realizada nas dependências da EPE em março deste ano.

article.jpg

Foto: Ministerio de Minas y Energía de Colombia.


Na parte da manhã, os países definiram ações prioritárias e negociaram apoio das instituições parceiras para estudos específicos, abrangendo inventário de práticas de planejamento dos países, projeção de custos de renováveis, estudos de flexibilidade em sistemas elétricos, entre outros. Na parte da tarde foram exploradas sinergias com outras iniciativas e atores na região, tendo sido convidadas diversas outras instituições, como GIZ, CAF, CIER, KfW e GEIDCO. 

A próxima reunião do Fórum está prevista para novembro deste ano, em Santiago, Chile.


Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.

EPE publica Informe com dados da Habilitação Técnica dos projetos do Leilão A-6 de 2018

31/08/2018 - A EPE publica Informe com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-6 de 2018, realizado em 31/08/2018. No Informe é apresentada uma visão geral do processo de cadastramento e habilitação técnica, além de informações relativas ao cálculo do preço-teto. O documento pode ser acessado no link abaixo, na seção Informes.