EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

O workshop  "Critérios de Garantia de Suprimento" aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

Este workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema, servindo como uma base de contextualização, confira mais informações em artigo publicado no portal da EPE. A discussão foi ministrada pelo presidente da EPE Thiago Barral, e a mesa de abertura composta pelos representantes Agnes Costa (MME), Luiz Eduardo Barata (ONS), Erik Eduardo Rego (EPE) e Cristiano Vieira (Aneel).

IMG_1053.jpg

Após a mesa de abertura, houve palestras sobre as motivações e propostas da EPE, expostas pelo consultor técnico Renato Haddad, pela assessora da diretoria de Estudos Econômicos Renata Francisco e pelo diretor de Estudos Econômicos Erik Rego. Ao fim do evento, o público pode interagir com os palestrantes por meio de dúvidas, debates e contribuições.

IMG_1213.jpg

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da EPE no Youtube, e os telespectadores também tiveram a oportunidade de fomentar o debate. A transmissão ao vivo pode ser assistida no canal da EPE no Youtube. As apresentações já estão disponíveis:

A Motivaçãopara Rever os Critérios de Garantia de Suprimento - Renato Haddad

Proposta de Revisão - Renata Francisco 

Como os Critérios de Suprimento estão Correlacionados com os demais Temas do GT - Erik Rego

GT Modernização do Setor Elétrico - Agnes M. A da Costa

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.