EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

O workshop  "Critérios de Garantia de Suprimento" aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

Este workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema, servindo como uma base de contextualização, confira mais informações em artigo publicado no portal da EPE. A discussão foi ministrada pelo presidente da EPE Thiago Barral, e a mesa de abertura composta pelos representantes Agnes Costa (MME), Luiz Eduardo Barata (ONS), Erik Eduardo Rego (EPE) e Cristiano Vieira (Aneel).

IMG_1053.jpg

Após a mesa de abertura, houve palestras sobre as motivações e propostas da EPE, expostas pelo consultor técnico Renato Haddad, pela assessora da diretoria de Estudos Econômicos Renata Francisco e pelo diretor de Estudos Econômicos Erik Rego. Ao fim do evento, o público pode interagir com os palestrantes por meio de dúvidas, debates e contribuições.

IMG_1213.jpg

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da EPE no Youtube, e os telespectadores também tiveram a oportunidade de fomentar o debate. A transmissão ao vivo pode ser assistida no canal da EPE no Youtube. As apresentações já estão disponíveis:

A Motivaçãopara Rever os Critérios de Garantia de Suprimento - Renato Haddad

Proposta de Revisão - Renata Francisco 

Como os Critérios de Suprimento estão Correlacionados com os demais Temas do GT - Erik Rego

GT Modernização do Setor Elétrico - Agnes M. A da Costa

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico