EPE lança duas notas técnicas sobre Refino no Brasil

No dia 27/02, ocorreu, no auditório da EPE, a apresentação de duas Notas Técnicas elaboradas pela Diretoria de Petróleo Gás e Biocombustíveis, que contou com a presença de diferentes agentes do setor energético e personalidades como o Secretário Geral de Desenvolvimento do Espírito Santo, Heber Viana de Resende e do Diretor do Departamento de Combustíveis e Derivados de Petróleo do MME, o Sr. Claudio Ishihara.

As apresentações foram feitas pela Analista, Fernanda Marques Pereira, pelo Superintendente - Adjunto, Marcelo Cavalcanti, o Analista, Vitor Manuel do Espírito Santo Silva, pela Consultora Técnica II, Patrícia Feitosa Bonfim Stelling, e, por fim, Superintendente Marcos Frederico.

A primeira nota técnica abordou o assunto "Panorama do Refino e da Petroquímica no Brasil" que teve como objetivo apresentar o panorama atual dos segmentos de refino e de petroquímica no Brasil, sendo apresentados detalhes sobre o parque de refino atual e discutidos aspectos relacionados à cadeia petroquímica no País. Tais segmentos são responsáveis pela oferta de derivados de petróleo, principalmente combustíveis, e produtos petroquímicos, utilizados amplamente na indústria, representando 3,9% do PIB industrial nacional em 2015.

A segunda Nota Técnica, "O Refino no Brasil e as Refinarias de Pequeno Porte" discutiu aspectos relacionados à implantação de refinarias de pequeno porte no Brasil, tendo em vista, o potencial da produção de petróleo em campos terrestres e os desafios do abastecimento nacional de derivados. Nesse contexto, analisam-se as condições para o sucesso desse tipo de empreendimento, como a disponibilidade regional de petróleo, as localizações potenciais, o tamanho dos mercados consumidores locais e a análise de viabilidade técnica-econômica dessas refinarias. A apresentação destes documentos foi de extrema importância para o enriquecimento de informações sobre os temas abordados. As fotos do evento estão disponíveis em nosso FLICKR.

_MG_8894.JPG

_MG_8904.JPG

Fostos: ASCOM/EPE


Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de abril de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/04/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 1,3%, ou 2 bilhões de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros entre 2021 e 2023.

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.

EPE participa de debate no Brazil Offshore Wind Summit 2024

27/03/2024 - O Brazil Offshore Wind Summit 2024, maior evento sobre energia eólica offshore do Brasil, contou com a participação da Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, como moderadora no painel "Hub de Hidrogênio Verde: Avanço na Produção Brasileira”, realizado no segundo e último dia do evento, nesta quarta-feira, no Sheraton Grand Rio Hotel, no Rio de Janeiro.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.