EPE lança duas notas técnicas sobre Refino no Brasil

No dia 27/02, ocorreu, no auditório da EPE, a apresentação de duas Notas Técnicas elaboradas pela Diretoria de Petróleo Gás e Biocombustíveis, que contou com a presença de diferentes agentes do setor energético e personalidades como o Secretário Geral de Desenvolvimento do Espírito Santo, Heber Viana de Resende e do Diretor do Departamento de Combustíveis e Derivados de Petróleo do MME, o Sr. Claudio Ishihara.

As apresentações foram feitas pela Analista, Fernanda Marques Pereira, pelo Superintendente - Adjunto, Marcelo Cavalcanti, o Analista, Vitor Manuel do Espírito Santo Silva, pela Consultora Técnica II, Patrícia Feitosa Bonfim Stelling, e, por fim, Superintendente Marcos Frederico.

A primeira nota técnica abordou o assunto "Panorama do Refino e da Petroquímica no Brasil" que teve como objetivo apresentar o panorama atual dos segmentos de refino e de petroquímica no Brasil, sendo apresentados detalhes sobre o parque de refino atual e discutidos aspectos relacionados à cadeia petroquímica no País. Tais segmentos são responsáveis pela oferta de derivados de petróleo, principalmente combustíveis, e produtos petroquímicos, utilizados amplamente na indústria, representando 3,9% do PIB industrial nacional em 2015.

A segunda Nota Técnica, "O Refino no Brasil e as Refinarias de Pequeno Porte" discutiu aspectos relacionados à implantação de refinarias de pequeno porte no Brasil, tendo em vista, o potencial da produção de petróleo em campos terrestres e os desafios do abastecimento nacional de derivados. Nesse contexto, analisam-se as condições para o sucesso desse tipo de empreendimento, como a disponibilidade regional de petróleo, as localizações potenciais, o tamanho dos mercados consumidores locais e a análise de viabilidade técnica-econômica dessas refinarias. A apresentação destes documentos foi de extrema importância para o enriquecimento de informações sobre os temas abordados. As fotos do evento estão disponíveis em nosso FLICKR.

_MG_8894.JPG

_MG_8904.JPG

Fostos: ASCOM/EPE


Notícias Relacionadas

EPE realiza reuniões em Roraima

25/03/2019 - A equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi recebida no dia 22 de março pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, e membros do governo estadual, em Boa Vista. A EPE está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental da usina hidrelétrica Bem Querer, no Rio Branco, e na reunião os técnicos puderam apresentar o estágio atual desses estudos e as etapas do projeto.

Erik Rego é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE

25/03/2019 - Aos 42 anos, Eric Rego, é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Natural de São Paulo, Eric é Doutor em Ciências – Programa de energia.

Presidente da EPE ministra aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

25/03/2019 - Aconteceu hoje, às 14h, na Cidade Universitária do Fundão, O presidente da EPE, Thiago Barral, ministrou hoje a aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.

EPE tem artigo publicado na revista Renewable Energy

25/03/2019 - O artigo do grupo da Superintendência de Meio Ambiente da EPE, que pesquisa as relações entre serviços ecossistêmicos e geração de energia, foi publicado na revista Renewable Energy. Após ter sido apresentado na conferência internacional “Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems – SDEWES”, o trabalho foi indicado a fazer parte da edição especial da revista, dedicada ao evento.

EPE participa do debate de governança do mercado livre de energia

21/03/2019 - Casos de comercializadoras que não entregaram o que venderam trouxeram à tona temas essenciais para o desenvolvimento do mercado livre de energia, incluindo avançar em uma solução efetiva ao risco hidrológico – mais conhecido como GSF (Generation Scaling Factor) –, em uma nova governança e em maior transparência. Esses foram os principais pontos em análise no club meeting promovido pelo GRI Club Infra nesta quarta-feira, 20/03, no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo.