EPE irá lançar o Sistema de Informação para Energia no seminário “Agro em Questão".

O Sistema de Informação para Energia (SIEnergia), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), será lançado durante o seminário “Agro em Questão – Energias renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica”, no dia 8 de maio, em Brasília.

O objetivo do evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é discutir as oportunidades para geração e comercialização de energia no setor agropecuário, os obstáculos regulatórios, o potencial para melhoria da qualidade da energia no campo, bem como as alternativas para diversificação da matriz energética nacional.

Segundo o analista de Pesquisa Energética da EPE, Daniel Kühner Coelho, que apresentará o sistema e os resultados prévios, o SIEnergia traz informações estratégicas para o setor e dará suporte ao desenvolvimento de diversos estudos de recursos, demandas e oferta de energia.

“A proposta da EPE é lançar o módulo que mensura o potencial energético dos resíduos do setor agropecuário. Essas informações são extremamente relevantes para as tomadas de decisão do governo e do setor agropecuário”, explica.

O lançamento do SIEnergia acontecerá no terceiro painel do Agro em Questão, que discutirá os desafios e oportunidades para o setor agropecuário na geração de energia. A proposta é demonstrar por meio dos casos de sucesso e das perspectivas de futuro, as oportunidades para o agro na geração de energia elétrica.

Para o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, as informações fornecidas pelo sistema contribuirão com as ações propostas pela entidade para a geração de energia.

“Precisamos de informações precisas para direcionar as ações de inserção dos produtores rurais no mercado de energia. Esses dados, certamente, contribuirão com a efetividade do nosso trabalho. Não é atoa que o lançamento está ocorrendo no nosso maior evento relacionado ao tema”, afirmou Silva.

O Seminário será realizado em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI) e compõe o plano de trabalho da Confederação para ampliação da participação do agro no mercado de energia.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Para participar, clique aqui e increva-se.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA


Notícias Relacionadas

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.