EPE irá lançar o Sistema de Informação para Energia no seminário “Agro em Questão".

O Sistema de Informação para Energia (SIEnergia), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), será lançado durante o seminário “Agro em Questão – Energias renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica”, no dia 8 de maio, em Brasília.

O objetivo do evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é discutir as oportunidades para geração e comercialização de energia no setor agropecuário, os obstáculos regulatórios, o potencial para melhoria da qualidade da energia no campo, bem como as alternativas para diversificação da matriz energética nacional.

Segundo o analista de Pesquisa Energética da EPE, Daniel Kühner Coelho, que apresentará o sistema e os resultados prévios, o SIEnergia traz informações estratégicas para o setor e dará suporte ao desenvolvimento de diversos estudos de recursos, demandas e oferta de energia.

“A proposta da EPE é lançar o módulo que mensura o potencial energético dos resíduos do setor agropecuário. Essas informações são extremamente relevantes para as tomadas de decisão do governo e do setor agropecuário”, explica.

O lançamento do SIEnergia acontecerá no terceiro painel do Agro em Questão, que discutirá os desafios e oportunidades para o setor agropecuário na geração de energia. A proposta é demonstrar por meio dos casos de sucesso e das perspectivas de futuro, as oportunidades para o agro na geração de energia elétrica.

Para o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, as informações fornecidas pelo sistema contribuirão com as ações propostas pela entidade para a geração de energia.

“Precisamos de informações precisas para direcionar as ações de inserção dos produtores rurais no mercado de energia. Esses dados, certamente, contribuirão com a efetividade do nosso trabalho. Não é atoa que o lançamento está ocorrendo no nosso maior evento relacionado ao tema”, afirmou Silva.

O Seminário será realizado em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI) e compõe o plano de trabalho da Confederação para ampliação da participação do agro no mercado de energia.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Para participar, clique aqui e increva-se.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA


Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.