EPE irá lançar o Sistema de Informação para Energia no seminário “Agro em Questão".

O Sistema de Informação para Energia (SIEnergia), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), será lançado durante o seminário “Agro em Questão – Energias renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica”, no dia 8 de maio, em Brasília.

O objetivo do evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é discutir as oportunidades para geração e comercialização de energia no setor agropecuário, os obstáculos regulatórios, o potencial para melhoria da qualidade da energia no campo, bem como as alternativas para diversificação da matriz energética nacional.

Segundo o analista de Pesquisa Energética da EPE, Daniel Kühner Coelho, que apresentará o sistema e os resultados prévios, o SIEnergia traz informações estratégicas para o setor e dará suporte ao desenvolvimento de diversos estudos de recursos, demandas e oferta de energia.

“A proposta da EPE é lançar o módulo que mensura o potencial energético dos resíduos do setor agropecuário. Essas informações são extremamente relevantes para as tomadas de decisão do governo e do setor agropecuário”, explica.

O lançamento do SIEnergia acontecerá no terceiro painel do Agro em Questão, que discutirá os desafios e oportunidades para o setor agropecuário na geração de energia. A proposta é demonstrar por meio dos casos de sucesso e das perspectivas de futuro, as oportunidades para o agro na geração de energia elétrica.

Para o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, as informações fornecidas pelo sistema contribuirão com as ações propostas pela entidade para a geração de energia.

“Precisamos de informações precisas para direcionar as ações de inserção dos produtores rurais no mercado de energia. Esses dados, certamente, contribuirão com a efetividade do nosso trabalho. Não é atoa que o lançamento está ocorrendo no nosso maior evento relacionado ao tema”, afirmou Silva.

O Seminário será realizado em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI) e compõe o plano de trabalho da Confederação para ampliação da participação do agro no mercado de energia.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Para participar, clique aqui e increva-se.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico