EPE inicia Consulta Pública pela Internet sobre o Estudo Ambiental da Área Sedimentar do Solimões

​O EAAS Solimões avalia os aspectos ambientais e sociais nas áreas com probabilidade de ocorrência de petróleo e gás natural no subsolo da região do Solimões. O estudo está sendo desenvolvido pelo Consórcio Piatam-Coppetec, contratado pela EPE, e sua elaboração é acompanhada por um grupo interministerial denominado CTA Solimões, composto por MME, MMA, Ibama, ANP, EPE, ICMBio e ANA.

Para a Consulta Pública pela Internet, que ocorrerá entre 20/12/2019 e 19/03/2020, foram disponibilizados a versão preliminar do relatório e o formulário para contribuições, no qual pode ser acessado clicando aqui.

Será realizada também Consulta Pública presencial aberta à participação pública entre os dias 27 de janeiro a 03 de fevereiro de 2020, em Carauari, Tefé, Coari e Manaus, no estado do Amazonas.

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Sistemas fotovoltaicos flutuantes

19/02/2020 - Sistemas fotovoltaicos flutuantes têm sido estudados e instalados em diversos países, principalmente como uma resposta a restrições de terras aptas à instalação de sistemas fotovoltaicos convencionais. No Brasil, vários projetos de P&D surgiram nos últimos anos, interessados em grande parte na utilização dos reservatórios existentes de usinas hidrelétricas.

EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

14/02/2020 - O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.

Story Map da UHE Bem Querer: mais uma ferramenta de comunicação elaborada pela EPE

13/02/2020 - O Story Map da UHE Bem Querer guia o usuário por uma narrativa sobre o projeto da usina hidrelétrica, os estudos de inventário e a etapa atual dos estudos de viabilidade.

ANP divulga Consulta Pública do Estudo Ambiental de Área Sedimentar (EAAS) da bacia de Sergipe-Alagoas/Jacuípe

05/02/2020 - O EAAS da Bacia de Sergipe-Alagoas/Jacuípe subsidiará o planejamento de políticas públicas de petróleo e gás natural e incluirá recomendações para o licenciamento ambiental, aumentando ainda mais a transparência e a segurança jurídica do processo de disponibilização de áreas exploratórias por meio de rodadas de licitações e na Oferta Permanente.

EPE publica Nota Técnica: Acesso de Terceiros a Infraestruturas Essenciais

31/01/2020 - Este estudo objetiva discutir o arcabouço legal e regulatório do acesso de terceiros à luz da Doutrina de Infraestruturas Essenciais (DIE) e das experiências internacionais a fim de derivar lições para o Brasil. Também são abordadas as mudanças regulatórias e contratuais advindas do Termo de Compromisso de Cessação de Prática.