EPE e Rosatom promovem reunião sobre reatores nucleares modulares

Foi realizada na EPE neste dia  10 de dezembro, das 10:00 às 12:00, reunião técnica “Perspectivas Tecnológicas de SMR (Small Modular Reactor)”. O tema foi a tecnologia dos reatores nucleares modulares, conhecidos também como SMR. A reunião se insere no âmbito dos estudos de planejamento energético de médio e longo prazo, tais como o Plano Nacional de Energia 2050. O presidente da EPE, Reive Barros, abriu e participou da reunião. A reunião teve apoio e participação da empresa russa Rosatom, cujo Presidente para a América Latina, Ivan Dybov, também esteve presente.

Especialistas da Rosatom apresentaram o estado-da-arte na implantação de SMR, tanto na modalidade onshore como offshore (flutuante). Foram discutidas as vantagens e perspectivas dessa tecnologia em relação a outras opções. Também foram abordados modelos de negócios usuais e qual seria, na visão da empresa russa, o perfil de aplicações no caso brasileiro. Entre as possibilidades, estariam empreendimentos energointensivos, áreas remotas, atividades offshore, aplicações que demandem mobilidade ou elevada autonomia da fonte geradora.

Além da Rosaton e EPE, estiveram presentes representantes da Eletronuclear, Petrobras, Marinha do Brasil, Amazul, UFRJ, ABDAN. Pela EPE, o analista André Osório coordenou os preparativos da reunião, cujo formato deverá se repetir em oportunidades futuras.

Clique aqui para acessar a apresentação.

IMG_7707.jpg

Créditos da Foto: ASCOM/EPE


Notícias Relacionadas

EPE publica Boletim Trimestral de Energia Eólica

12/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética publica o Boletim Trimestral de Energia Eólica, que registra um histórico de mais de 7 anos, iniciado em janeiro de 2012, da disponibilidade mensal da energia primária (índice de energia) e do potencial de transformação dessa energia em energia elétrica (índice de produção) de três “bacias” eólicas brasileiras que congregam os Estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia e Pernambuco.

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

07/11/2019 - O Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE tem como objetivo apresentar os projetos de gasodutos de escoamento e unidades de processamento de gás natural (UPGNs) previstos para construção e entrada em operação no Brasil, além dos projetos que podem vir a ser implementados nos próximos anos no País, de forma indicativa.

Termelétricas a biomassa nos leilões de energia: EPE publica estudo sobre as características técnicas dos empreendimentos e resultados dos últimos leilões

05/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Nota Técnica retratando o perfil dos projetos termelétricos a biomassa nos leilões de energia no Brasil eólicos no Brasil, a partir dos dados consolidados dos projetos cadastrados na EPE para participação nos leilões de energia.

Workshop “O Leilão de Transmissão 002/2019 e os Estudos de Planejamento"

04/11/2019 - O objetivo do evento foi apresentar os aspectos técnico-econômicos e socioambientais dos empreendimentos que compõem os lotes do Leilão de Transmissão 002/2019, a ser realizado em dezembro.

Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

04/11/2019 - Para ser um diálogo aberto com a sociedade, a EPE convida todos para o Seminário a ser realizado no dia 5 de dezembro, conforme agenda abaixo. Vagas limitadas!