EPE e MME promovem 2º Workshop de Políticas Públicas para o Plano Nacional de Energia 2050

Image2018-05-03-1.jpeg
2º Workshop de Políticas Públicas para o PNE 2050

A EPE esteve presente no 2º Workshop de Políticas Públicas para o Plano Nacional de Energia 2050 no dia 3 de maio, quinta-feira, em Brasília. O evento foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) junto da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Participaram a convite do MME, instituições como Ipea, BNDES, bancos públicos, Finep, e representantes de outros ministérios, entidades e órgãos da Administração Pública ligados à área econômica.  

A cerimônia de abertura contou com o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Humberto Lôbo, o diretor do departamento de Informações e Estudos Energéticos, Ubiratan Francisco Castellano, e o assessor da presidência da EPE, Emílio Matsumura. Por parte da EPE participaram, também, o diretor de Estudos Econômicos Thiago Barral, o consultor técnico Gustavo Naciff e a analista Isabela Oliveira. 


Image2018-05-03-2.jpeg
2º Workshop de Políticas Públicas para o PNE 2050


O workshop abordou temas de demografia, economia, financiamento e
seu impacto na formulação de cenários.  Representando a EPE, Emílio fez uma apresentação sobre os trabalhos em andamento para elaboração do PNE 2050 e explicou sobre a dinâmica do workshop e a importância das contribuições de todos.

Outros dois workshops estão previstos na agenda de 2018, nos meses de maio e junho. Terão a participação de associações do setor energético, entidades de ensino, CT&I (ciência, tecnologia e inovação), sociedade civil e outras instâncias de governo.



Notícias Relacionadas

Atualização: EPE cadastra 1090 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2018

21/05/2018 - A Portaria MME nº 159/2018, publicada em 15 de maio, aprovou a Sistemática do Leilão A-6 de 2018 e reabriu o prazo para cadastramento de projetos para participação no leilão até as 12h do dia 18 de maio.

EPE atinge o nível 1 na avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

15/05/2018 - O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio de sua Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MP), divulgou na última sexta-feira (10/05/2018) o resultado da segunda certificação do Indicador de Governança – IG-Sest. O Indicador mede a conformidade da governança da empresa em relação às melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas estatais federais.

EPE participa de Seminário Biotecnologia 4.0

11/05/2018 - O RenovaBio foi destaque durante palestra do presidente substituto José Mauro no Seminário Biotecnologia 4.0. O evento foi organizado pelo Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e pelo Senai Departamento Nacional, e contou com o apoio da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI).

EPE participa do seminário "Nova Geração do Biogás"

10/05/2018 - O Evento foi promovido pela ABIOGAS e ocorreu no dia 9 de maio em São Paulo, com a participação da analista Rachel Henriques, que palestrou sobre o tema “Potencial do Biogás: possibilidades e desafios”.

EPE participa de Seminário Bioquerosene e RenovaBio

07/05/2018 - O Seminário “Bioquerosene e RenovaBio” ocorreu no dia 7 de maio, segunda-feira, às 9h, na sede do CNPq, em Brasília. O presidente substituto da EPE e Diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis José Mauro palestrou sobre o tema "Mercado Futuro de QAV e Bioquerosene.