EPE divulga 1º Módulo Agropecuário de Oferta do SIEnergia

A EPE lançará o 1º Módulo Agropecuário de Oferta do SIEnergia nesta quarta, logo mais às 15h, em Brasília. O SIEnergia é o novo Sistema de Informações para Energia desenvolvido pela EPE com o objetivo de suportar estudos econômico-energéticos e ambientais mais interativos e integrados. 

Por meio deste Sistema, que integra combustíveis e energia elétrica sob os aspectos de recursos, oferta e demanda de energia, será possível suportar estudos energéticos mais específicos, localizados e com bases de dados, processos, modelos, pessoal e relatórios interativos mais integrados, que também serão disponibilizados à sociedade. Para conhecer melhor o novo sistema clique aqui

Representada pelo Analista de Pesquisa Energética Daniel Kuhner Coelho, o Lançamento Oficial do Módulo Agropecuário de Oferta do SIEnergia ocorrerá no seminário "Agro em Questão – Energias renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica". O evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem por objetivo discutir as oportunidades para geração e comercialização de energia no setor agropecuário, os obstáculos regulatórios, o potencial para melhoria da qualidade da energia no campo, bem como as alternativas para diversificação da matriz energética nacional. 

O presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a participar da abertura do seminário e alinhou a oportunidade à proposta de lançamento deste primeiro módulo do SIEnergia, que foi aprovado pela CNA. Para acompanhar o lançamento em tempo real por meio da transmissão de vídeo clique aqui

Links das apresentações realizadas:

RS_01 (002).png


Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.