EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru

A EPE representada por seu presidente, Thiago Barral, participou nesta quinta-feira em Lima, Peru, do Seminário “Planificación energética y la gestión eficiente y sostenible de los recursos energéticos del Perú”, realizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru, com apoio do BID e do governo canadense, no âmbito do projeto PROSEMER. 

Barral vez uma apresentação sobre a experiência brasileira em planejamento energético, com foco no papel da EPE no arranjo institucional do setor energético do Brasil. Foram apresentados os principais trabalhos, modelos, ferramentas, bases de dados, bem como um destaque aos números do Balanço Energético Nacional e do Plano Decenal de Expansão de Energia. 

O evento foi aberto pelo Ministro de Energia e Minas do Peru, Francisco Ísmodes Mezzano. Também houve uma apresentação do professor Maurício Tolmasquim, presidente da EPE de 2004 a 2016. 

O Peru está buscando fortalecer sua capacidade de planejamento energético e aprimorar seu arranjo institucional. A EPE é vista como um modelo bem sucedido e tem inspirado discussões no país andino.

No âmbito do projeto PROSEMER, o Peru desenvolveu um sistema de planejamento energético e adquiriu ferramentas para apoiar a formulação das políticas energéticas. 

Peru1.jpg
Foto: Ministro peruano abre o evento. Crédito: MINEM/Peru.

PEru2.png
EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru


Notícias Relacionadas

EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/05/2019 - A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM correu nos dias 09 e 10 de maio. Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 2 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

22/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 2 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.

Leilão A-6 de 2019: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2019. O Informe Técnico nº 030/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.