EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru

A EPE representada por seu presidente, Thiago Barral, participou nesta quinta-feira em Lima, Peru, do Seminário “Planificación energética y la gestión eficiente y sostenible de los recursos energéticos del Perú”, realizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru, com apoio do BID e do governo canadense, no âmbito do projeto PROSEMER. 

Barral vez uma apresentação sobre a experiência brasileira em planejamento energético, com foco no papel da EPE no arranjo institucional do setor energético do Brasil. Foram apresentados os principais trabalhos, modelos, ferramentas, bases de dados, bem como um destaque aos números do Balanço Energético Nacional e do Plano Decenal de Expansão de Energia. 

O evento foi aberto pelo Ministro de Energia e Minas do Peru, Francisco Ísmodes Mezzano. Também houve uma apresentação do professor Maurício Tolmasquim, presidente da EPE de 2004 a 2016. 

O Peru está buscando fortalecer sua capacidade de planejamento energético e aprimorar seu arranjo institucional. A EPE é vista como um modelo bem sucedido e tem inspirado discussões no país andino.

No âmbito do projeto PROSEMER, o Peru desenvolveu um sistema de planejamento energético e adquiriu ferramentas para apoiar a formulação das políticas energéticas. 

Peru1.jpg
Foto: Ministro peruano abre o evento. Crédito: MINEM/Peru.

PEru2.png
EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru


Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.