EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru

A EPE representada por seu presidente, Thiago Barral, participou nesta quinta-feira em Lima, Peru, do Seminário “Planificación energética y la gestión eficiente y sostenible de los recursos energéticos del Perú”, realizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru, com apoio do BID e do governo canadense, no âmbito do projeto PROSEMER. 

Barral vez uma apresentação sobre a experiência brasileira em planejamento energético, com foco no papel da EPE no arranjo institucional do setor energético do Brasil. Foram apresentados os principais trabalhos, modelos, ferramentas, bases de dados, bem como um destaque aos números do Balanço Energético Nacional e do Plano Decenal de Expansão de Energia. 

O evento foi aberto pelo Ministro de Energia e Minas do Peru, Francisco Ísmodes Mezzano. Também houve uma apresentação do professor Maurício Tolmasquim, presidente da EPE de 2004 a 2016. 

O Peru está buscando fortalecer sua capacidade de planejamento energético e aprimorar seu arranjo institucional. A EPE é vista como um modelo bem sucedido e tem inspirado discussões no país andino.

No âmbito do projeto PROSEMER, o Peru desenvolveu um sistema de planejamento energético e adquiriu ferramentas para apoiar a formulação das políticas energéticas. 

Peru1.jpg
Foto: Ministro peruano abre o evento. Crédito: MINEM/Peru.

PEru2.png
EPE compartilha experiência brasileira de planejamento energético com governo do Peru


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico