EPE comemora 10 anos do lançamento da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis

EPE celebra 10 anos do lançamento do documento de Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis com evento que aconteceu no dia 28 de junho, nas dependências da instituição. O documento desenvolvido pela equipe de Biocombustíveis da EPE, de periodicidade anual, tem como objetivo consolidar os fatos mais relevantes referentes aos biocombustíveis que ocorreram no ano anterior à sua divulgação, estimulando a discussão por meio de artigos que compõem cada edição.

IMG_0003.jpg

O presidente da EPE, Thiago Barral deu início a mesa de abertura, seguido do diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira, da secretária adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renata Isfer e do superintendente de Produção de Combustíveis da ANP, Thyago Grotti. A apresentação do documento foi realizada pela consultora técnica da EPE, Angela Oliveira.

Nesta edição especial de dez anos, além da avaliação dos principais acontecimentos ocorridos em 2018, o documento apresenta o artigo "O papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional", um resumo da evolução na última década, com destaque à segurança do abastecimento e à mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Confira aqui a última publicação. 

Sobre a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis

A publicação ocorre no segundo trimestre do ano, após o fechamento da safra sucroenergética e da consolidação das estatísticas dos mais importantes órgãos da área. Por apresentar em um único documento as análises dos principais temas concernentes ao setor de biocombustíveis em âmbito nacional, sua divulgação auxilia no acompanhamento da dinâmica e na compreensão dos fatores que impactam nos resultados apresentados por este segmento.

Os principais temas abordados são: a oferta e demanda de etanol e sua infraestrutura de produção e transporte, o mercado de biodiesel, a participação da bioeletricidade na matriz nacional e nos leilões de energia, o mercado internacional de biocombustíveis, as expectativas para os novos biocombustíveis e as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela utilização dessas fontes renováveis de energia e o acompanhamento da Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio. Por contribuir para a redução da assimetria de informações, este produto tornou-se fonte de referência e instrumento de apoio para o governo, para o setor de biocombustíveis e para os demais setores da sociedade. Acesse aqui as publicações anteriores e assista aqui ao vídeo institucional. 


Notícias Relacionadas

EPE participa da CERAWeek 2024

18/03/2024 - A EPE está sendo representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, na edição de 2024 da CERAWeek, uma das principais conferências globais da indústria de energia, realizada de 18 a 22 de março

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2023

07/03/2024 - O Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás retorna em sua 15ª edição, apresentando o Panorama dos Emirados Árabes Unidos (EAU), um país de importância histórica no fornecimento de petróleo para o mercado internacional

EPE divulga Caderno de Publicações da EPE sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em 2023

05/03/2024 - Diante da grande quantidade de estudos realizados, este caderno serve de compêndio de todas essas publicações, apresentando um breve resumo de cada estudo, a data de publicação e o endereço eletrônico para acesso aos documentos completos.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.