EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

O evento reuniu autoridades nacionais, agências multilaterais de desenvolvimento e outros especialistas que trabalham com cenários de energia na região, para discussão de questões relacionadas ao uso, desenvolvimento e capacitação de cenários de longo prazo para apoiar a Transição Energética, com foco na América latina. A campanha tem o objetivo de promover o melhor uso e adoção mais ampla de cenários de energia no Planejamento Energético: (1) compartilhando experiências dos países em relação ao uso e benefícios dos cenários energéticos de longo prazo; (2) apresentando ferramentas e métodos inovadores para modelagem de cenários de energia que abordam características de transição para as energias limpas no longo prazo; e (3) identificando abordagens para construir e fortalecer as capacidades nacionais para o planejamento da transição energética. 

Além de co-organizadora do evento, a EPE esteve presente em duas sessões do workshop, compartilhando sua experiência e aprendizados em relação ao uso e desenvolvimento de cenários, além de mostrar ações de capacitação nesta área que vem sendo promovidas desde o ano passado, com o intuito de aprimorar suas práticas de elaboração de estudos de longo prazo para subsidiar o Planejamento Energético.  

Os resultados do workshop fornecerão sugestões para a elaboração de uma série de recomendações a serem apresentadas na próxima reunião do CEM em maio de 2019. O workshop servirá também como plataforma para apresentar a nova Rede de Cenários de Transição de Energia (ETS-Net) da IRENA. 

O primeiro dia do evento foi dedicado à troca de experiências entre os países, discussão sobre o uso de cenários de longo prazo de energia no processo decisório e sobre dificuldades e necessidades de melhorias na utilização de cenários para Transição Energética. O segundo dia focou na construção de capacitação em desenvolvimento de cenários, bem como na perspectiva acadêmica em relação ao tema. A agenda do evento pode ser acessada aqui.

47155935212_cb07b6eda9_k.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME

Brazil CEM LTES workshop 3.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME



Notícias Relacionadas

EPE realiza reuniões em Roraima

25/03/2019 - A equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi recebida no dia 22 de março pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, e membros do governo estadual, em Boa Vista. A EPE está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental da usina hidrelétrica Bem Querer, no Rio Branco, e na reunião os técnicos puderam apresentar o estágio atual desses estudos e as etapas do projeto.

Erik Rego é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE

25/03/2019 - Aos 42 anos, Eric Rego, é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Natural de São Paulo, Eric é Doutor em Ciências – Programa de energia.

Presidente da EPE ministra aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ

25/03/2019 - Aconteceu hoje, às 14h, na Cidade Universitária do Fundão, O presidente da EPE, Thiago Barral, ministrou hoje a aula inaugural do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.

EPE tem artigo publicado na revista Renewable Energy

25/03/2019 - O artigo do grupo da Superintendência de Meio Ambiente da EPE, que pesquisa as relações entre serviços ecossistêmicos e geração de energia, foi publicado na revista Renewable Energy. Após ter sido apresentado na conferência internacional “Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems – SDEWES”, o trabalho foi indicado a fazer parte da edição especial da revista, dedicada ao evento.

EPE participa do debate de governança do mercado livre de energia

21/03/2019 - Casos de comercializadoras que não entregaram o que venderam trouxeram à tona temas essenciais para o desenvolvimento do mercado livre de energia, incluindo avançar em uma solução efetiva ao risco hidrológico – mais conhecido como GSF (Generation Scaling Factor) –, em uma nova governança e em maior transparência. Esses foram os principais pontos em análise no club meeting promovido pelo GRI Club Infra nesta quarta-feira, 20/03, no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados em São Paulo.