EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

O evento reuniu autoridades nacionais, agências multilaterais de desenvolvimento e outros especialistas que trabalham com cenários de energia na região, para discussão de questões relacionadas ao uso, desenvolvimento e capacitação de cenários de longo prazo para apoiar a Transição Energética, com foco na América latina. A campanha tem o objetivo de promover o melhor uso e adoção mais ampla de cenários de energia no Planejamento Energético: (1) compartilhando experiências dos países em relação ao uso e benefícios dos cenários energéticos de longo prazo; (2) apresentando ferramentas e métodos inovadores para modelagem de cenários de energia que abordam características de transição para as energias limpas no longo prazo; e (3) identificando abordagens para construir e fortalecer as capacidades nacionais para o planejamento da transição energética. 

Além de co-organizadora do evento, a EPE esteve presente em duas sessões do workshop, compartilhando sua experiência e aprendizados em relação ao uso e desenvolvimento de cenários, além de mostrar ações de capacitação nesta área que vem sendo promovidas desde o ano passado, com o intuito de aprimorar suas práticas de elaboração de estudos de longo prazo para subsidiar o Planejamento Energético.  

Os resultados do workshop fornecerão sugestões para a elaboração de uma série de recomendações a serem apresentadas na próxima reunião do CEM em maio de 2019. O workshop servirá também como plataforma para apresentar a nova Rede de Cenários de Transição de Energia (ETS-Net) da IRENA. 

O primeiro dia do evento foi dedicado à troca de experiências entre os países, discussão sobre o uso de cenários de longo prazo de energia no processo decisório e sobre dificuldades e necessidades de melhorias na utilização de cenários para Transição Energética. O segundo dia focou na construção de capacitação em desenvolvimento de cenários, bem como na perspectiva acadêmica em relação ao tema. A agenda do evento pode ser acessada aqui.

47155935212_cb07b6eda9_k.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME

Brazil CEM LTES workshop 3.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME



Notícias Relacionadas

EPE apresentará resultados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6/2019

16/09/2019 - A EPE cadastrou e deverá habilitar um número recorde de projetos para participação no Leilão A-6/2019. Nesse contexto, será realizada no dia 02 de outubro uma apresentação sobre o resultado da Habilitação Técnica dos projetos cadastrados, abordando também aspectos relevantes da análise técnica, além das tendências das características dos empreendimentos.

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.