EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

O evento reuniu autoridades nacionais, agências multilaterais de desenvolvimento e outros especialistas que trabalham com cenários de energia na região, para discussão de questões relacionadas ao uso, desenvolvimento e capacitação de cenários de longo prazo para apoiar a Transição Energética, com foco na América latina. A campanha tem o objetivo de promover o melhor uso e adoção mais ampla de cenários de energia no Planejamento Energético: (1) compartilhando experiências dos países em relação ao uso e benefícios dos cenários energéticos de longo prazo; (2) apresentando ferramentas e métodos inovadores para modelagem de cenários de energia que abordam características de transição para as energias limpas no longo prazo; e (3) identificando abordagens para construir e fortalecer as capacidades nacionais para o planejamento da transição energética. 

Além de co-organizadora do evento, a EPE esteve presente em duas sessões do workshop, compartilhando sua experiência e aprendizados em relação ao uso e desenvolvimento de cenários, além de mostrar ações de capacitação nesta área que vem sendo promovidas desde o ano passado, com o intuito de aprimorar suas práticas de elaboração de estudos de longo prazo para subsidiar o Planejamento Energético.  

Os resultados do workshop fornecerão sugestões para a elaboração de uma série de recomendações a serem apresentadas na próxima reunião do CEM em maio de 2019. O workshop servirá também como plataforma para apresentar a nova Rede de Cenários de Transição de Energia (ETS-Net) da IRENA. 

O primeiro dia do evento foi dedicado à troca de experiências entre os países, discussão sobre o uso de cenários de longo prazo de energia no processo decisório e sobre dificuldades e necessidades de melhorias na utilização de cenários para Transição Energética. O segundo dia focou na construção de capacitação em desenvolvimento de cenários, bem como na perspectiva acadêmica em relação ao tema. A agenda do evento pode ser acessada aqui.

47155935212_cb07b6eda9_k.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME

Brazil CEM LTES workshop 3.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME



Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 3 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

24/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 3 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/05/2019 - A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM correu nos dias 09 e 10 de maio. Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 2 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

22/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 2 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.