EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

O evento reuniu autoridades nacionais, agências multilaterais de desenvolvimento e outros especialistas que trabalham com cenários de energia na região, para discussão de questões relacionadas ao uso, desenvolvimento e capacitação de cenários de longo prazo para apoiar a Transição Energética, com foco na América latina. A campanha tem o objetivo de promover o melhor uso e adoção mais ampla de cenários de energia no Planejamento Energético: (1) compartilhando experiências dos países em relação ao uso e benefícios dos cenários energéticos de longo prazo; (2) apresentando ferramentas e métodos inovadores para modelagem de cenários de energia que abordam características de transição para as energias limpas no longo prazo; e (3) identificando abordagens para construir e fortalecer as capacidades nacionais para o planejamento da transição energética. 

Além de co-organizadora do evento, a EPE esteve presente em duas sessões do workshop, compartilhando sua experiência e aprendizados em relação ao uso e desenvolvimento de cenários, além de mostrar ações de capacitação nesta área que vem sendo promovidas desde o ano passado, com o intuito de aprimorar suas práticas de elaboração de estudos de longo prazo para subsidiar o Planejamento Energético.  

Os resultados do workshop fornecerão sugestões para a elaboração de uma série de recomendações a serem apresentadas na próxima reunião do CEM em maio de 2019. O workshop servirá também como plataforma para apresentar a nova Rede de Cenários de Transição de Energia (ETS-Net) da IRENA. 

O primeiro dia do evento foi dedicado à troca de experiências entre os países, discussão sobre o uso de cenários de longo prazo de energia no processo decisório e sobre dificuldades e necessidades de melhorias na utilização de cenários para Transição Energética. O segundo dia focou na construção de capacitação em desenvolvimento de cenários, bem como na perspectiva acadêmica em relação ao tema. A agenda do evento pode ser acessada aqui.

47155935212_cb07b6eda9_k.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME

Brazil CEM LTES workshop 3.jpg
Foto: Saulo Cruz/MME



Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE palestra no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília

14/11/2019 - A EPE esteve no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, na última terça (12) para proferir palestra aos Oficiais Generais e Superiores do Exército Brasileiro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.

EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

14/11/2019 - O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.