EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

​Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk. 

Em depoimento na abertura do evento, Thiago barral agradeceu a presença e participação de todos neste segundo encontro relacionado a discussão das projeções, estudos e estatísticas da EPE sob o horizonte decenal e destacou alguns aspectos: " O papel da EPE parte de um elemento que é a visão. A visão integrada, a capacidade de olhar o desenvolvimento do setor de gás de forma integrada com o setor elétrico. Enxergar o setor da bioenergia nos diversos aspectos que perpassam o setor de transporte, a indústria e o setor elétrico. Esse é um exercício que fazemos aqui e que faz parte desse valor que podemos trazer para o entendimento de um setor energético cada vez mais variável e cada vez mais integrado [...], isso impõe uma necessidade de revisitar as metodologias, os modelos, e estar permanentemente modernizando todo este arcabouço. Esse é o nosso desafio aqui. Todo dia nós temos que nos reinventar, pois o planejamento como era feito no passado não é mais a lógica do que se precisa para enfrentar os desafios daqui para a frente."

IMG_9792.jpg

O evento foi dividido em duas etapas, na parte da manhã e da tarde. Os colaboradores da EPE que palestraram foram os superintendentes Marcos Frederico e  Angela Costa, os superintendentes adjunto Marcelo Alfradique e Marcelo Cavalcanti, os consultores técnicos Arnaldo dos Santos, Regina Freitas, Patrícia Stelling, Rafael Araújo e Rachel Henriques, e a analista Lidiane de Almeida. 

IMG_9896.jpg

Acesse aqui todas as apresentações do seminário

Os agradecimentos no encerramento do evento foram nas palavras do diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho: "Todas essas apresentações são um pouco de tudo que nós fazemos em apenas uma diretoria da EPE, a diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Temos a diretoria de energia elétrica que também tem uma infinidade de outros estudos, a diretoria comandada pelo diretor Giovanni Machado, a quem a gente agradece pela presença aqui, que trata de toda parte de estudos econômicos, energéticos e ambientais. Certamente a EPE como um todo faz muito mais do que isso que nós apresentamos aqui."

O seminário foi transmitido ao vivo pelo YouTube e você pode assistir aqui.

IMG_9755.jpg

Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).