EPE apresenta os resultados do levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira, no âmbito do projeto META

Com o objetivo de apresentar os resultados parciais do estudo “Análise da Eficiência Energética em Setores Selecionados da Indústria”, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e o Ministério de Minas e Energia (MME), a SEE/DEA realizou no dia 29/agosto, no auditório do MME.

O estudo visa coletar e identificar dados e oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira, possibilitando, entre outros, atualizar o Balanço de Energia Útil (BEU) para parte da indústria. Os resultados permitirão aperfeiçoamento de ferramentas de projeção de demanda de energia na indústria, bem como fornecimento de insumos para elaboração de propostas para promoção de eficiência energética na indústria brasileira. Este projeto é financiado com recursos do Projeto META, tendo sido assinado em 2013, com o Termo de Referência estabelecido antes dessa data, contudo. A execução do projeto é realizada pelo consórcio Applus-Qualitec e envolve pesquisa de campo em segmentos industriais tais como: cadeia de alumínio, siderurgia, química, alimentos & bebidas, papel & celulose e cerâmica. Em cada segmento, por sua vez, há desagregação em sub-segmentos adicionais, de modo a compreender melhor o uso da energia de forma mais desagregada.

A apresentação foi realizada em duas partes. Na primeira delas, o superintendente Jeferson Soares contextualizou o histórico do projeto, sua importância, objetivos, desafios e lições aprendidas. Destacou-se a relevância que os dados coletados em campo agregarão para os trabalhos da EPE nessa área, além dos próximos passos, que incluirão a análise e interpretação final dos dados obtidos em campo, de modo a aproveitá-los de maneira adequada a esses trabalhos. A segunda parte da apresentação foi realizada pela equipe fiscalização do contrato, Arnaldo Júnior e Patrícia Messer, onde foram destacados os principais resultados, fornecendo uma visão panorâmica dos dados obtidos, como por exemplo, as faixas de consumo específico global e potenciais preliminares de eficiência energética obtidos até o momento. O estudo se encontra em fase de finalização e os produtos do estudo podem ser acessados aqui


Notícias Relacionadas

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018

17/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza as planilhas eletrônicas (workbook) do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, nas quais estão disponíveis os dados consolidados de consumo de energia elétrica na rede de distribuição nos últimos cinco anos, com ênfase no ano de 2017 (ano base).

Apresentação do cronograma de trabalho do GT Metodologia-CPAMP para o ciclo 2018/2019

11/10/2018 - No próximo dia 25/10 será realizada reunião para divulgação do cronograma de trabalho do GT Metodologia para o ciclo 2018/2019 e para debater as questões colocadas nas contribuições ao Relatório “Representação da Árvore de Cenários e Variabilidade Amostral”, divulgado no site da EPE em 31/08/2018.

Período Eleitoral - Esclarecimentos

02/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética informa que desde o dia 7 de julho diminuiu o volume de publicação de notícias em seu portal, bem como, a veiculação de conteúdo por meio dos seus canais no Facebook, Twitter e Youtube. A medida atendeu à legislação eleitoral e às orientações da Instrução Normativa n° 01/2018 da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). A suspensão terá validade até 7 de outubro de 2018 ou, caso haja segundo turno nas eleições, até 28 de outubro de 2018.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 2% em agosto

28/09/2018 - O consumo de eletricidade na rede totalizou 38.596 GWh em agosto, nível 2,0% superior ao verificado nesse mês em 2017. Conforme as regiões geográficas, a Norte foi a única a registrar queda no consumo (-11,4%). A melhor taxa foi obtida pela região Centro Oeste (+4,2%), seguida da Nordeste (+3,7%), da Sudeste (+3,1%) e da Sul (+2,4%). Em doze meses a expansão no consumo ficou em 1,6%, com as regiões Centro Oeste (+2,9%) e Sul (+2,7%) apresentando melhores resultados.

EPE publica Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

27/09/2018 - Este informe objetiva sensibilizar os agentes de geração, sob a ótica do planejamento setorial, sobre a importância da escolha adequada do ponto de conexão dos novos empreendimentos de geração.