EPE apresenta em Houston oportunidades de negócios em energia no Brasil

Foi realizado no dia 21 de maio em Houston, EUA, o evento Brazil Energy Prospects and Business, promovido pela Zoom Out Comunicações e FGV Energia. O evento reuniu em auditório na Rice University investidores e representantes de empresas americanas e brasileiras interessadas nas oportunidades de negócios no setor energético brasileiro.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas apresentações e conversas bilaterais para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento sobre temas específicos. O foco foram as empresas chamadas "non-majors", buscando atrair novos agentes para atuarem no Brasil e ampliar a competição nos mercados de energia.

A EPE foi representada pelo seu Presidente, Thiago Barral, e pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho. Barral fez uma apresentação trazendo uma visão geral do setor energético brasileiro e outra mais focada nas oportunidades e avanços no setor elétrico e na sua integração com o setor de gás natural. José Mauro também fez duas apresentações: uma focada no setor de refino e outra com informações sobre os leilões de geração, transmissão e de blocos exploratórios de petróleo e gás natural. Ambos apoiaram-se nos estudos e informações realizados pela EPE, a exemplo do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE). Também foram destacadas ações conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia com participação da EPE, tais como o Comitê para a Concorrência no Mercado de Gás Natural e o Grupo de Trabalho para Modernização do Setor Elétrico.

Também estiveram presentes, realizando apresentações, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da FGV Energia e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN). Também esteve presente no evento o Embaixador José Borges dos Santos Júnior e outros representantes do Itamaraty lotados no Consulado-Geral do Brasil em Houston.

No dia anterior, o grupo participou de reunião na sede do Consulado-Geral do Brasil em Houston para atualizar e discutir com representantes da área comercial do nosso serviço diplomático as principais evoluções do setor energético brasileiro.

Por fim, no dia 22 de maio a delegação brasileira realizou visita técnica à Texas A & M  University, onde se discutiu a possibilidade de intercâmbio entre profissionais brasileiros e estudantes americanos. 

IMG_20190521_073653797_HDR.jpg


Barral.jpg


JoseMauro.jpg

Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.

EPE em parceria com o Instituto Escolhas realiza Workshop sobre setor de energia e o sistema financeiro

10/10/2019 - No dia 12 de setembro ocorreu no auditório da EPE o Workshop "Como o Setor de Energia e o Sistema Financeiro podem incorporar os riscos não financeiros em seu planejamento?", organizado pela EPE em parceria com o Instituto Escolhas.

EPE participa do FGV Energia – Boletim de Conjuntura do Setor Energético

10/10/2019 - O Boletim de Conjuntura do Setor Energético colocou mais uma vez a mobilidade elétrica em pauta, a discussão acerca desse tema é embasada pela visão de doze especialistas, nas sete colunas de opinião deste Boletim. A segunda coluna deste mês, de autoria dos analistas e consultores técnicos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Flávio Raposo de Almeida, Glaucio Vinicius Ramalho Faria, Luciano Basto de Oliveira e Natália Gonçalves de Moraes, aborda a eletrificação de ônibus no Brasil e apresenta a ferramenta de avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais desenvolvida pela empresa de pesquisa.