EPE apresenta em Houston oportunidades de negócios em energia no Brasil

Foi realizado no dia 21 de maio em Houston, EUA, o evento Brazil Energy Prospects and Business, promovido pela Zoom Out Comunicações e FGV Energia. O evento reuniu em auditório na Rice University investidores e representantes de empresas americanas e brasileiras interessadas nas oportunidades de negócios no setor energético brasileiro.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas apresentações e conversas bilaterais para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento sobre temas específicos. O foco foram as empresas chamadas "non-majors", buscando atrair novos agentes para atuarem no Brasil e ampliar a competição nos mercados de energia.

A EPE foi representada pelo seu Presidente, Thiago Barral, e pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho. Barral fez uma apresentação trazendo uma visão geral do setor energético brasileiro e outra mais focada nas oportunidades e avanços no setor elétrico e na sua integração com o setor de gás natural. José Mauro também fez duas apresentações: uma focada no setor de refino e outra com informações sobre os leilões de geração, transmissão e de blocos exploratórios de petróleo e gás natural. Ambos apoiaram-se nos estudos e informações realizados pela EPE, a exemplo do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE). Também foram destacadas ações conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia com participação da EPE, tais como o Comitê para a Concorrência no Mercado de Gás Natural e o Grupo de Trabalho para Modernização do Setor Elétrico.

Também estiveram presentes, realizando apresentações, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da FGV Energia e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN). Também esteve presente no evento o Embaixador José Borges dos Santos Júnior e outros representantes do Itamaraty lotados no Consulado-Geral do Brasil em Houston.

No dia anterior, o grupo participou de reunião na sede do Consulado-Geral do Brasil em Houston para atualizar e discutir com representantes da área comercial do nosso serviço diplomático as principais evoluções do setor energético brasileiro.

Por fim, no dia 22 de maio a delegação brasileira realizou visita técnica à Texas A & M  University, onde se discutiu a possibilidade de intercâmbio entre profissionais brasileiros e estudantes americanos. 

IMG_20190521_073653797_HDR.jpg


Barral.jpg


JoseMauro.jpg

Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.