EPE apresenta em Houston oportunidades de negócios em energia no Brasil

Foi realizado no dia 21 de maio em Houston, EUA, o evento Brazil Energy Prospects and Business, promovido pela Zoom Out Comunicações e FGV Energia. O evento reuniu em auditório na Rice University investidores e representantes de empresas americanas e brasileiras interessadas nas oportunidades de negócios no setor energético brasileiro.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas apresentações e conversas bilaterais para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento sobre temas específicos. O foco foram as empresas chamadas "non-majors", buscando atrair novos agentes para atuarem no Brasil e ampliar a competição nos mercados de energia.

A EPE foi representada pelo seu Presidente, Thiago Barral, e pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho. Barral fez uma apresentação trazendo uma visão geral do setor energético brasileiro e outra mais focada nas oportunidades e avanços no setor elétrico e na sua integração com o setor de gás natural. José Mauro também fez duas apresentações: uma focada no setor de refino e outra com informações sobre os leilões de geração, transmissão e de blocos exploratórios de petróleo e gás natural. Ambos apoiaram-se nos estudos e informações realizados pela EPE, a exemplo do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE). Também foram destacadas ações conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia com participação da EPE, tais como o Comitê para a Concorrência no Mercado de Gás Natural e o Grupo de Trabalho para Modernização do Setor Elétrico.

Também estiveram presentes, realizando apresentações, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da FGV Energia e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN). Também esteve presente no evento o Embaixador José Borges dos Santos Júnior e outros representantes do Itamaraty lotados no Consulado-Geral do Brasil em Houston.

No dia anterior, o grupo participou de reunião na sede do Consulado-Geral do Brasil em Houston para atualizar e discutir com representantes da área comercial do nosso serviço diplomático as principais evoluções do setor energético brasileiro.

Por fim, no dia 22 de maio a delegação brasileira realizou visita técnica à Texas A & M  University, onde se discutiu a possibilidade de intercâmbio entre profissionais brasileiros e estudantes americanos. 

IMG_20190521_073653797_HDR.jpg


Barral.jpg


JoseMauro.jpg

Notícias Relacionadas

Revisão Extraordinária de Garantia Física das UHEs Corumbá IV, Jupiá e São Manoel

11/12/2019 - Em cumprimento ao artigo 9º da Portaria MME nº 406/2017, a EPE divulga as Configurações de Referência Atual – CRA0 e CRA1, empregadas na definição dos montantes de Garantia Física de Energia publicados na Portaria MME nº 352/2019, referentes às usinas hidrelétricas Corumbá IV, Jupiá e São Manoel.

EPE publica Nota técnica de Projeções de Preço do Petróleo

10/12/2019 - O potencial da província petrolífera do Pré-sal confere ao Brasil um protagonismo mundial na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambiente offshore. Com as expectativas de crescimento da produção nacional de hidrocarbonetos para a próxima década, há oportunidade para o Brasil se posicionar entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

EPE lança o Fact Sheet “A Química do C1"

09/12/2019 - A EPE lança o Fact Sheet “A QUÍMICA DO C1” que compila os dois temas abordados nos Informes Técnicos da série "Competitividade do Gás Natural”: estudo de caso na indústria de fertilizantes nitrogenados e de metanol.

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.