Encontro de Trabalho dos Balanços Energéticos Estaduais

Nos dias 31 de outubro e 1.° de novembro representantes dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais se reuniram com a equipe do Balanço Energético da EPE para compartilhar informações sobre metodologia, resultados e impactos das estatísticas energéticas no planejamento médio e longo prazo. Os representantes dos estados apresentaram as dificuldades e desafios para elaboração dos balanços energéticos estaduais.  O formato deste encontro contou com a colaboração de vários especialistas da SEE, que detalharam os principais movimentos da trajetória da oferta e do consumo de energia dos últimos 10 anos. O evento contou ainda com a participação do IBGE cujos representantes apresentaram os conceitos do Sistema de Contas Ambientais e Energéticas.


IMG_6897.JPG

Foto: ASCOM EPE


 

Coordenação do Evento

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Equipe Técnica do Balanço Energético Nacional

Felipe Klein Soares

Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Colaboração:

Ana Cristina Braga Maia

Aline Moreira Gomes

Arnaldo dos Santos Junior

Flávio Raposo de Almeida

Gabriel Konzen

Isabela de Almeida Oliveira

João Moreira Schneider de Mello

Lidiane de Almeida Modesto

Natália Goncalves de Moraes

Patrícia Messer Rosenblum

Simone Saviolo Rocha

Thiago Antonio Pastorelli Rodrigues

IBGE

Gabriela Martins

Michel Lapip

 

Representantes dos Estados

Alaíse Junia Vieira Madureira (CEMIG – Minas Gerais)

Alexandre de Mello Delpupo (ARSP – Espírito Santo)

Eduardo Zimmermann (SME – Rio Grande do Sul)

Sergio Guaranys (Casa Civil – Rio de Janeiro)

Edson Pessoa de Carvalho (SEIRHMACT – Paraíba)

Juçara Ribeiro (SDEC – Pernambuco)


Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.829 empreendimentos para o Leilão A-6 de 2019 e bate recorde de oferta com mais de 100 GW

11/06/2019 - Foi concluído nesta terça-feira, 11/06/2019, às 12h00, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 222, de 06 de maio de 2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW.

EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

10/06/2019 - A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor.

EPE participa da 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy

07/06/2019 - A 7ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy, que aconteceu entre os dias 3 e 5 junho de 2019, no Rio de Janeiro. O evento é uma ação promovida pelo governo britânico no lançamento de nova fase de colaboração com o Brasil na área de energia.

Usinas Híbridas: EPE Publica a Nota Técnica “Usinas Híbridas no Contexto do Planejamento Energético”

07/06/2019 - Dando prosseguimento à discussão sobre usinas híbridas, iniciada pelas Notas Técnicas “Avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaicas - Proposta metodológica e estudos de Caso”, e “Usinas Híbridas - Uma análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais relevantes ao planejamento”, e continuada no Workshop “Usinas Híbridas no SIN”, esta Nota Técnica traz ao debate questões levantadas recentemente, após a publicação dos documentos anteriores, sobre as chamadas usinas híbridas.

EPE participa do CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit

06/06/2019 - A conferência CWC World Gas Series: Brazil & The Americas Summit aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio de 2019 no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. O superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis Giovani Machado, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais Erik Rego, e os analistas Jorge Bezerra (SEG) e Luiz Paulo Barbosa (SGB) representaram a EPE.