Encontro de Trabalho dos Balanços Energéticos Estaduais

Nos dias 31 de outubro e 1.° de novembro representantes dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais se reuniram com a equipe do Balanço Energético da EPE para compartilhar informações sobre metodologia, resultados e impactos das estatísticas energéticas no planejamento médio e longo prazo. Os representantes dos estados apresentaram as dificuldades e desafios para elaboração dos balanços energéticos estaduais.  O formato deste encontro contou com a colaboração de vários especialistas da SEE, que detalharam os principais movimentos da trajetória da oferta e do consumo de energia dos últimos 10 anos. O evento contou ainda com a participação do IBGE cujos representantes apresentaram os conceitos do Sistema de Contas Ambientais e Energéticas.


IMG_6897.JPG

Foto: ASCOM EPE


 

Coordenação do Evento

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Equipe Técnica do Balanço Energético Nacional

Felipe Klein Soares

Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Colaboração:

Ana Cristina Braga Maia

Aline Moreira Gomes

Arnaldo dos Santos Junior

Flávio Raposo de Almeida

Gabriel Konzen

Isabela de Almeida Oliveira

João Moreira Schneider de Mello

Lidiane de Almeida Modesto

Natália Goncalves de Moraes

Patrícia Messer Rosenblum

Simone Saviolo Rocha

Thiago Antonio Pastorelli Rodrigues

IBGE

Gabriela Martins

Michel Lapip

 

Representantes dos Estados

Alaíse Junia Vieira Madureira (CEMIG – Minas Gerais)

Alexandre de Mello Delpupo (ARSP – Espírito Santo)

Eduardo Zimmermann (SME – Rio Grande do Sul)

Sergio Guaranys (Casa Civil – Rio de Janeiro)

Edson Pessoa de Carvalho (SEIRHMACT – Paraíba)

Juçara Ribeiro (SDEC – Pernambuco)


Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.