Encontro de Trabalho dos Balanços Energéticos Estaduais

Nos dias 31 de outubro e 1.° de novembro representantes dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais se reuniram com a equipe do Balanço Energético da EPE para compartilhar informações sobre metodologia, resultados e impactos das estatísticas energéticas no planejamento médio e longo prazo. Os representantes dos estados apresentaram as dificuldades e desafios para elaboração dos balanços energéticos estaduais.  O formato deste encontro contou com a colaboração de vários especialistas da SEE, que detalharam os principais movimentos da trajetória da oferta e do consumo de energia dos últimos 10 anos. O evento contou ainda com a participação do IBGE cujos representantes apresentaram os conceitos do Sistema de Contas Ambientais e Energéticas.


IMG_6897.JPG

Foto: ASCOM EPE


 

Coordenação do Evento

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Equipe Técnica do Balanço Energético Nacional

Felipe Klein Soares

Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Rogério Antônio Da Silva Matos

 

Colaboração:

Ana Cristina Braga Maia

Aline Moreira Gomes

Arnaldo dos Santos Junior

Flávio Raposo de Almeida

Gabriel Konzen

Isabela de Almeida Oliveira

João Moreira Schneider de Mello

Lidiane de Almeida Modesto

Natália Goncalves de Moraes

Patrícia Messer Rosenblum

Simone Saviolo Rocha

Thiago Antonio Pastorelli Rodrigues

IBGE

Gabriela Martins

Michel Lapip

 

Representantes dos Estados

Alaíse Junia Vieira Madureira (CEMIG – Minas Gerais)

Alexandre de Mello Delpupo (ARSP – Espírito Santo)

Eduardo Zimmermann (SME – Rio Grande do Sul)

Sergio Guaranys (Casa Civil – Rio de Janeiro)

Edson Pessoa de Carvalho (SEIRHMACT – Paraíba)

Juçara Ribeiro (SDEC – Pernambuco)


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico