Em parceria com o MME, EPE realiza 4º “workshop” do Plano Nacional de Energia 2050

No dia 19/setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o 4º “workshop” para o desenvolvimento do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O evento ocorreu na sede do MME, e contou com cinco mesas de debates, com participação de mais de 80 representantes de 35 entidades.

Com foco em tecnologia, o objetivo foi consultar diversos segmentos sociais para identificar insumos sobre cenários tecnológicos no horizonte de 2050, em usos finais de energia, oferta, transformação, demanda e eficiência energética, buscando obter informações adicionais aos estudos existentes das instituições responsáveis pelo “workshop”.

Os temas de debate incluíram cinco temas: uso final de energia na indústria e edificações; uso final de energia nos transportes; atendimento ao consumo de energia elétrica com geração centralizada; atendimento ao consumo de energia elétrica na micro e mini geração; e produção de combustíveis. 

Este foi o quarto “workshop” realizado no âmbito da atualização dos estudos do Plano Nacional de Energia 2050 e contou com a participação de equipes da SEE/DEA, SGB/DPG e SPT/DPG. No primeiro semestre deste ano, foram realizados dois “workshops”, ambos focados em políticas públicas. O 3º “workshop”, por sua vez, abordou a questão dos grandes consumidores de energia.

Os relatórios do 1º e 2º “workshops”, além das notas técnicas elaboradas até esse momento podem ser acessadas aqui.

42977105470_30442fb06d_z.jpg


Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).