Dois volumes da Série “O papel da EPE” são publicados

No sentido de promover maior transparência sobre suas atividades e papel institucional, a EPE publica hoje dois volumes da Série "O papel da EPE", trabalho que busca validar eixos estratégicos de atuação da EPE e promover maior aproximação com a sociedade.

O Volume I ressalta a importância do planejamento energético na viabilização de um mercado competitivo, dinâmico e que garanta a segurança do suprimento. Nesse sentido, resgatamos os antecedentes históricos e eventos críticos que levaram à criação da EPE, como peça-chave na liberalização dos mercados de energia elétrica nos anos 90. Posteriormente, abordamos a importância da análise conjunta de diferentes mercados de energia (eletricidade, gás natural, petróleo e combustíveis) pela EPE, através do planejamento energético integrado, permitindo compreender os mercados de energia de maneira sistêmica.

O Volume II, por sua vez, faz uso dos conceitos e experiências no campo da economia para demonstrar a importância da coleta/produção, consolidação e disponibilização pública de dados básicos, informações e estatísticas energéticas. A informação é elemento essencial para garantir a melhor alocação de recursos e é indispensável na tomada de decisão dos agentes sobre como e quanto consumir, produzir ou investir. Em condições ideais, a informação deveria estar disponível, acessível, com baixo ou nenhum custo de obtenção para todos os agentes do mercado. A disponibilização de informações para os agentes contribui para o funcionamento dos mercados,  induzindo eficiência, facilitando o acesso de novos entrantes e aumentando o bem estar da sociedade.

Para ilustrar a análise, apresentamos benchmarking internacional, utilizando o caso da Energy Information Agency (EIA) para traçar um paralelo com a EPE. A EIA é uma agência pública dos EUA, que se tornou referência mundial na produção de estatísticas de fontes e usos de energéticos, informações de mercados, assim como na projeção de cenários de curto, médio e longo prazos não apenas para os EUA, mas para o mundo e outros países/regiões. A agência está comprometida em aumentar o valor de seus dados gratuitos e abertos, em linha com as evidências dos benefícios econômicos dessa abordagem, bem como a melhoria da formulação das políticas energéticas dos EUA e mesmo de outros países.

Saiba mais acessando os volumes da Série "O papel da EPE", clique aqui


Notícias Relacionadas

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo do 1º Semestre/2019

04/07/2019 - Preços, rupturas em determinados produtores, superávit americano, recorde de produção brasileira, investimentos e desinvestimentos. O setor petrolífero no Brasil e no mundo.