Dois volumes da Série “O papel da EPE” são publicados

No sentido de promover maior transparência sobre suas atividades e papel institucional, a EPE publica hoje dois volumes da Série "O papel da EPE", trabalho que busca validar eixos estratégicos de atuação da EPE e promover maior aproximação com a sociedade.

O Volume I ressalta a importância do planejamento energético na viabilização de um mercado competitivo, dinâmico e que garanta a segurança do suprimento. Nesse sentido, resgatamos os antecedentes históricos e eventos críticos que levaram à criação da EPE, como peça-chave na liberalização dos mercados de energia elétrica nos anos 90. Posteriormente, abordamos a importância da análise conjunta de diferentes mercados de energia (eletricidade, gás natural, petróleo e combustíveis) pela EPE, através do planejamento energético integrado, permitindo compreender os mercados de energia de maneira sistêmica.

O Volume II, por sua vez, faz uso dos conceitos e experiências no campo da economia para demonstrar a importância da coleta/produção, consolidação e disponibilização pública de dados básicos, informações e estatísticas energéticas. A informação é elemento essencial para garantir a melhor alocação de recursos e é indispensável na tomada de decisão dos agentes sobre como e quanto consumir, produzir ou investir. Em condições ideais, a informação deveria estar disponível, acessível, com baixo ou nenhum custo de obtenção para todos os agentes do mercado. A disponibilização de informações para os agentes contribui para o funcionamento dos mercados,  induzindo eficiência, facilitando o acesso de novos entrantes e aumentando o bem estar da sociedade.

Para ilustrar a análise, apresentamos benchmarking internacional, utilizando o caso da Energy Information Agency (EIA) para traçar um paralelo com a EPE. A EIA é uma agência pública dos EUA, que se tornou referência mundial na produção de estatísticas de fontes e usos de energéticos, informações de mercados, assim como na projeção de cenários de curto, médio e longo prazos não apenas para os EUA, mas para o mundo e outros países/regiões. A agência está comprometida em aumentar o valor de seus dados gratuitos e abertos, em linha com as evidências dos benefícios econômicos dessa abordagem, bem como a melhoria da formulação das políticas energéticas dos EUA e mesmo de outros países.

Saiba mais acessando os volumes da Série "O papel da EPE", clique aqui


Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.