Divulgação do FAQ sobre o novo Critério de Garantia de Suprimento

O critério de garantia de suprimento funciona como uma balança que deve ser utilizada para "medir" a adequabilidade das condições de suprimento de energia elétrica, com base na qualidade do atendimento e nos custos de fornecimento. A preocupação com relação à representatividade deste critério diante da evolução das características do sistema elétrico brasileiro, bem como dos modelos matemáticos de otimização utilizados no planejamento da expansão e da operação, é constante.

A revisão desse critério foi escopo de um trabalho desenvolvido no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico ao longo do ano de 2019, com a participação dos agentes e da sociedade, que culminou na apresentação de  uma proposta e aprovação pelo CNPE no mês de dezembro de 2019. A Resolução CNPE nº 29, de 12 de dezembro de 2019, estabelece o novo critério  de garantia de suprimento que deve viger a partir do ano de 2020, e a Portaria MME nº 59, de 20 de fevereiro de 2020, define os parâmetros associados às métricas de risco que compõem este critério.

De forma a esclarecer dúvidas que surgiram ao longo desse processo e apresentar as principais mensagens sobre o tema, foi elaborado um FAQ, aqui divulgado.

O FAQ pode ser acessado aqui e também no site do MME


Notícias Relacionadas

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.