CPAMP - Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico

Acompanhamento das atividades do GT Metodologia-CPAMP (ciclo 2019/2020)

De forma a atender as orientações de mitigação de riscos relacionados ao COVID-19 (coronavírus), informamos que a reunião para apresentação do andamento dos trabalhos do GT Metodologia relativo ao ciclo 2019/2020 será transmitida ao vivo, exclusivamente. Não haverá reunião presencial no ONS ou CCEE, atendendo a instrução de se evitar aglomerações. Após a regularização da situação de contingência, e caso se mostre necessário, marcaremos um novo evento de acompanhamento presencial das atividades do GT-Metodologia.

O acesso à reunião, a se realizar no dia 25/03 (quarta-feira) entre 09h00 e 13h00, será pelo seguinte endereço e senha:

Endereço de acesso:

https://ccee-eventos.webex.com/ccee-eventos/onstage/g.php?MTID=ec880bd3b6bb0a7a07a50926594e7a694

Senha: CPAMP19/20

O encontro busca obter contribuições para uma construção conjunta das propostas de avanços metodológicos e, para tal, a interação entre os participantes será por áudio e chat online durante o evento.

Realizaremos um evento de teste no dia 24/03 (terça-feira) entre 11h00 e 12h00 para que os participantes conheçam a interface e tirem dúvidas acerca da conexão. Para acesso ao evento teste:

Endereço de acesso ao evento teste:

https://ccee-eventos.webex.com/ccee-eventos/onstage/g.php?MTID=e7aabf1043b959f27a6d9dde14065bd39

Senha: CPAMP19/20

 

Atividades priorizadas no ciclo 2019/2020, divulgadas no site do MME:

  • Volatilidade do CMO/PLD
  • Avaliar o impacto da implementação, no modelo NEWAVE, de não considerar a ENA como variável de estado na Função de Custo Futuro (FCF) na volatilidade do CMO/PLD.

  • Geração de cenários
    Avaliar a proposta em que cenários de afluência, gerados pelo modelo GEVAZP, preservem por um período de tempo maior a condição hidrológica recente.
     
  • Subgrupo de Operação e Preço - SGOP
    Acompanhar a operação semi-horária com o uso do modelo DESSEM e ações necessárias para consideração do modelo para a formação de preço a partir de janeiro de 2021.
     
  • Projeções representativas de médio e longo prazo
    Elaborar um diagnóstico sobre os resultados recorrentes de tendências de redução de CMO em simulações com o modelo NEWAVE em horizontes superiores a um ano.
     
  • Representação da produtibilidade hidroelétrica
    Representar no modelo DECOMP a produtibilidade específica e as perdas hidráulicas variáveis em função da altura de queda e vazão turbinada para utilização na Função de Produção.
     
  • Modelo SUISHI (atividade permanente)
    Validar os aprimoramentos do modelo SUISHI.

 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: cpamp.gt.metodologia@epe.gov.br.

 

Contamos com a sua participação.

 


Notícias Relacionadas

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.

EPE, CCEE e ONS realizam evento sobre a revisão extraordinária da carga

14/05/2020 - Encontro será realizado virtualmente nesta sexta-feira, a partir das 10h Para dar transparência ao mercado sobre as análises realizadas a respeito dos impactos da pandemia Covid-19 no setor elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS realizam nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, um evento virtual sobre o pedido de Revisão Extraordinária da Carga.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Abril de 2020

13/05/2020 - A nova edição dos Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aborda os principais eventos ocorridos na indústria de petróleo e gás natural, no contexto internacional e nacional, no mês de abril de 2020.