Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética 

A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE. Você pode acessar neste hiperlink o relatório.

O uso de ar condicionado e ventiladores já representa atualmente cerca de 20% do consumo total de eletricidade no mundo. No Brasil em 2017, o consumo estimado com ar condicionado foi de 18 TWh, apenas nas residências, e as projeções mais recentes apontam para um crescimento de aproximadamente 40% nos próximos 10 anos. Tais números revelam a relevância de políticas de eficiência energética voltada para uso de aparelhos de ar condicionado nas edificações. 

O webinar será realizado no dia 25/07/2018, quarta-feira, das 12:00 às 13:00, horário de Brasília. A transmissão será feita a partir do escritório da AIE em Paris e será conduzida em inglês, sem tradução para o português. A apresentação será feita pelos especialistas em eficiência energética da Agência, Brian Dean e John Dulac. O webinar é aberto a qualquer interessado no tema e será transmitido simultaneamente para participantes brasileiros e mexicanos, onde a Secretaria de Energia (SENER) também está apoiando a realização do evento. 

Para participar do webinar, você deve se registrar clicando aqui. Você também pode participar ao telefone ligando gratuitamente para 01 800 925 0373 (Código de Acesso: 163-150-099).

Caso seja conveniente, os participantes também poderão se juntar à EPE em uma sala reservada em nosso escritório. Neste caso, pedimos que, por favor, inscreva-se por este e-mail: secretaria.dea@epe.gov.br

Este webinar inaugura uma série sobre eficiência energética, que está sendo promovida pela AIE em parceria com a EPE e o MME, no âmbito do plano de trabalho do Brasil com a Agência Internacional de Energia. Fique atento ao site da EPE pois em breve divulgaremos as datas e temas dos próximos webinars. 

 

Poster_port2.png



Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

11/09/2018 - Publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.