Colaboradores da EPE publicam artigo na revista Cenários Solar

A Brasil Energia lança a edição de 2018 do mais completo anuário sobre o setor de energia solar no país, a Cenários Solar. Dentre os 13 especialistas convidados para aprofundar os temas discutidos, estão o superintendente adjunto Thiago Ivanoski e os analistas de Pesquisa Energética Gabriel Konzen e Cristiano Ruschel. 

O artigo publicado busca analisar quais os fatores que possibilitaram a queda no preço médio da energia solar nos Leilões de Energia Nova (LEN) A-4/2017. A revista traz todas as informações sobre o novo marco que a energia solar atingiu no Brasil, de 1 GW de capacidade instalada, e as perspectivas e desafios para o aumento da participação da fonte solar na matriz energética.

O conteúdo editorial detalha todos os parques de geração centralizada e as instalações da geração distribuída, as linhas de financiamento disponíveis, a legislação associada ao setor, os avanços da capacitação e da tecnologia, entre outros indicadores que impactam o segmento de energia solar no Brasil.

Acesse o artigo completo:

Revista-Cenarios-Solar.jpg


Notícias Relacionadas

Uso de Ar Condicionado no Setor Residencial Brasileiro: Perspectivas e contribuições para o avanço em eficiência energética

14/12/2018 - A energia utilizada para o conforto térmico é o uso final em edifícios que mais cresce no mundo. No Brasil, apenas no setor residencial, estima-se que a posse de ar-condicionado pelas famílias tenha mais que duplicado entre 2005 e 2017. Apesar do grande impulso das vendas na última década, a penetração desse tipo de aparelho ainda é relativamente baixa nas residências brasileiras, sugerindo a existência de uma demanda potencial por condicionamento de ar que deverá ser atendida no futuro.

Aprovação da Política de Integridade da EPE

12/12/2018 - O Conselho de Administração da EPE aprovou no dia 30 de outubro de 2018 a Política de Integridade da Empresa, por meio da DCA nº 02/168ª. A Política de Integridade firma a compreensão, conceito e diretrizes do exercício moral e ético de todos na empresa. A Política de Integridade, a partir do compromisso assumido de todos, reforça o modus operandis de uma empresa forte, solidária e dinâmica. Trata-se do propósito de sermos a melhor referência no ato de subsídio ao planejamento energético do país, o que acaba por reforçar o nosso papel estratégico de empresa de Estado.

A edição de dezembro/2018 da revista EletroEvolução do Cigre Brasil – Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica publica artigo da EPE

11/12/2018 - A edição de dezembro/2018 da revista EletroEvolução do Cigre Brasil – Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica publica o artigo An 800 kV HVDC Bipole to Reinforce a Regional Interconnection and Integrate a Large Amount of Variable Renewable Generation, apresentado na Bienal do Cigre de Paris este ano, de autoria dos colegas da DEE/STE, Dourival Carvalho, Marcos Bressane, Maxwell Cury, Tiago Rizzotto, Daniel Souza, Rafael Mello e Rodrigo Cabral.

Definição das Características Elétricas para o Leilão de Suprimento a Roraima - Margens de Escoamento, Correntes de Curto-Circuito e Requisitos Elétricos Mínimos

03/12/2018 - Em Outubro de 2018 o Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em Consulta Pública a minuta de portaria que estabelece as diretrizes para o Leilão com vistas a aquisição de energia e potência para garantir o suprimento do mercado consumidor de Boa Vista e Localidades Conectadas.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2019 a 2023

30/11/2018 - A a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, divulgou, em conjunto com o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2019 (2019-2023). A expectativa é que o crescimento da carga para o Sistema Interligado Nacional (SIN) seja de 3,6% para 2019, sendo que nos próximos cinco anos a previsão é de um aumento de 3,7% ao ano