Colaboradores da EPE publicam artigo na revista Cenários Solar

A Brasil Energia lança a edição de 2018 do mais completo anuário sobre o setor de energia solar no país, a Cenários Solar. Dentre os 13 especialistas convidados para aprofundar os temas discutidos, estão o superintendente adjunto Thiago Ivanoski e os analistas de Pesquisa Energética Gabriel Konzen e Cristiano Ruschel. 

O artigo publicado busca analisar quais os fatores que possibilitaram a queda no preço médio da energia solar nos Leilões de Energia Nova (LEN) A-4/2017. A revista traz todas as informações sobre o novo marco que a energia solar atingiu no Brasil, de 1 GW de capacidade instalada, e as perspectivas e desafios para o aumento da participação da fonte solar na matriz energética.

O conteúdo editorial detalha todos os parques de geração centralizada e as instalações da geração distribuída, as linhas de financiamento disponíveis, a legislação associada ao setor, os avanços da capacitação e da tecnologia, entre outros indicadores que impactam o segmento de energia solar no Brasil.

Acesse o artigo completo:

Revista-Cenarios-Solar.jpg


Notícias Relacionadas

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2019 - Cálculo das Garantias Físicas

05/04/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2019.

EPE divulga Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia A-4/2019

05/04/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-4/2019.

Resenha Mensal: alta 4,6% no consumo de energia elétrica em fevereiro.

29/03/2019 - Houve crescimento de 4,6% no consumo de eletricidade entre fevereiro de 2019 e esse mês em 2018, elevando o volume fornecido através das redes das distribuidoras a 41.162 GWh no mês. No acumulado de doze meses a alta foi de 1,7% e o volume foi de 475.736 GWh. Destaca-se a forte expansão do mercado regulado das distribuidoras, de +6,3% em fevereiro, o que determinou o retorno do volume acumulado em 12 meses ao mesmo nível de igual período imediatamente anterior.

A EPE, o ONS e a CCEE apresentam as previsões de carga referentes ao Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2019 (2019-2023) - 1ª Revisão Quadrimestral.

27/03/2019 - Os resultados estão publicados conforme previsto no Submódulo 5.5 dos Procedimentos de Rede do ONS e serão utilizados a partir do PMO do mês de janeiro/19. As principais premissas macroeconômicas utilizadas foram:

EPE tem artigo publicado na revista Renewable Energy

25/03/2019 - O artigo do grupo da Superintendência de Meio Ambiente da EPE, que pesquisa as relações entre serviços ecossistêmicos e geração de energia, foi publicado na revista Renewable Energy. Após ter sido apresentado na conferência internacional “Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems – SDEWES”, o trabalho foi indicado a fazer parte da edição especial da revista, dedicada ao evento.