Cerimonial de Lançamento Cenários de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto 2018- 2030

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (12/07/2018), com o auditório da EPE lotado, o cerimonial de lançamento Cenário de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto que contou com a participação e abertura do presidente Reive Barros, do Diretor Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (EPE/DPG), José Mauro Coelho, do Dr. Dirceu Cardoso Amorelli Junior, Diretor da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O evento foi apresentado pelo consultor técnico Rafael Barros Araujo, e teve como objetivo colaborar na identificação de possibilidades e ameaças ao abastecimento nacional de veículos leves e debater sobre as alternativas de políticas públicas a serem aplicadas. O documento apresenta os cenários de oferta de etanol e o balanço nacional de gasolina A, até o horizonte de 2030. A apresentação realizada já está disponível aqui

Após a apresentação o evento foi aberto às perguntas e ressaltamos a participação do Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos - SBQ, DR. Carlos Orlando Enrique da Silva, que enriqueceu a discussão. A apresentação do evento foi feita pela Analista de Pesquisa Energética, Juliana Rangel do Nascimento.

A publicação do “Cenários de oferta de etanol e demanda de ciclo OTTO 2018-2030” tem como objetivo contribuir para a identificação das oportunidades e ameaças ao abastecimento nacional dos veículos leves do Ciclo Otto (etanol e gasolina automotiva), assim como para a discussão acerca das alternativas de políticas públicas a serem adotadas. Para tanto, o documento apresenta três cenários de oferta de etanol e seus desdobramentos para a demanda do Ciclo Otto e sobre o balanço nacional de gasolina A, até o horizonte de 2030.  O documento incluiu ainda uma apresentação sobre bioeletricidade da cana-de-açúcar, potencial de produção de biogás bem como uma estimativa da contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia e uma avaliação dos investimentos associados.

IMG_5037edit.jpg


IMG_5045edit.jpg

IMG_5035edit.jpg

IMG_5029edit.jpg

Fotos: ASCOM/EPE

Notícias Relacionadas

Diretor da EPE, José Mauro Coelho, fez visita técnica às instalações da Empresa Hytron

16/07/2018 - Esta visita faz parte do Projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos” (ProQR), do qual a EPE faz parte do Comitê Consultivo como uma das representantes do governo brasileiro.

EPE participa da 6ª audiência pública com a Comissão de Mudanças Climáticas no Senado

12/07/2018 - Diretor de Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, debate sobre o programa RenovaBio com a comissão de Mudanças Climáticas. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promoveu uma audiência pública interativa sobre o RenovaBio.

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.

Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

11/07/2018 - Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE.

EPE participa da missão técnica de biocombustíveis e biogás promovida no Reino Unido

10/07/2018 - A EPE tem participado de eventos nacionais e internacionais que dizem respeito às atividades que desenvolve na área de Biocombustíveis, atuando em diversos fóruns que correspondam em interesse e importância para a sua atividade.