CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o "CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético". O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Com isso, o evento reuniu especialistas e interessados discutir estratégias, ferramentas, metodologias, modelos de planejamento energético para uma integração segura e economicamente viável de cada vez mais energias renováveis não controláveis, conhecidas como "VRE" – Variable Renewable Energy, notadamente energia solar fotovoltaica e eólica.  Além disso, o evento contou com apoio da Agência Internacional de Energia (IEA), de que o Brasil é associado desde outubro de 2017, e da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional). O evento também contou com participação especial do ONS - Operador Nacional do Sistema, e do NREL - National Laboratory for Renewable Energy (Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA).

Participaram, além das instituições acima, representantes de empresas de geração e distribuição, associações do setor, consultorias, universidades, bancos, dentre outros.

Foi possível identificar uma diversidade de desafios para o planejamento energético relacionados às tecnologias emergentes, que por sua vez alteram o perfil da geração, do uso das redes de transmissão e distribuição, bem como os modelos de negócio, arcabouço regulatório, comportamento do consumidor, etc.

Com este evento, a EPE reforça seu compromisso com uma ampla discussão qualificada dos desafios para a inserção de renováveis no sistema elétrico e consolida importantes parcerias com entidades e iniciativas nacionais e internacionais para a troca de experiências em planejamento energético.

A agenda do evento pode ser acessada por este link.

As fotos do evento estão disponíveis e podem ser acessadas por este link.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis abaixo:

21/nov

Sessão 1: Oferta de Energia

Jorge Trinkenreich, Superintendente de Planejamento de Geração, EPE   "A Brazilian perspective on system integration of renewables"

Francisco Martinez-Conde, Ministério de Energia do Chile “Renewable Energy Integration"

Sessão 2: Demanda de Energia

Andreas Ehrenmann, Diretor do Departamento de Economia da Energia, Tractebel Engie 

Riccardo Bracho, Senior International Program Manager, NREL

Sessão 3: Adaptando o Planejamento

Ruben Chaer, Diretor de Despacho, Administración del Mercado Eléctrico del Uruguay (ADME) "Adjusting energy planning practices: Examples from Uruguay"

Geraldo Andrade, Gerente Sênior, GE Energy Consulting (GE Power) "System approach for renewables integration studies: Hawaii case"

Sessão 4:  Explorando novas abordagens de planejamento e modelagem

Simon Mueller, Chefe da Unidade - System Integration of Renewables, IEA, "Innovative approaches to system planning and modelling"

Carlos Toro Ortiz, Ministério de Energia do Chile “Long-Term Energy Planning And Resilience

22/Nov

Sessão 5:  Capacidade x Flexibilidade: conceito e aplicação

Renato Haddad, Coordenador de Estudos de Oferta de Energia Elétrica nos Planos Decenais , EPE "Capacity x Flexibility: conceptual approach"

Sessão 6: Projeção de crescimento da Geração Distribuída

Gabriel Konzen, Analista de Pesquisa Energética, EPE "Forecasting distributed generation: the difficult task of modeling the human behavior"

Sessão 7: Workshop do Projeto EPE/ONS/GIZ – Integração de Renováveis no Brasil

(As apresentações desta sessão não estão disponíveis)

23/Nov

Sessão 8: A experiência do NREL em estudos de integração de renováveis

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Traditional Modeling tools and approaches to inform VRE integration"  "Forward-looking modeling of VRE integration at NREL"

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL  "Forward-looking modeling of VRE integration at NREL"

Jeffrey Logan, Analista-chefe, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Renewable Energy and Natural Gas Complementarity"

Fechamento e Destaques

Ellina Levina, Gerente de Parcerias, Clean Energy Ministerial (CEM) e Thiago Barral, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, EPE "Closing Remarks"


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com redução de 1,3% em fevereiro

31/03/2020 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.697 GWh em fevereiro, representando uma queda de 1,3% em relação ao mês de 2019, sob influência maior das regiões Sudeste (-3,7%) e Sul (-1,9%). Entre as regiões geográficas, somente a Região Norte (+17,7%) registrou alta no consumo de energia elétrica. As demais, Sudeste (-3,7%), Sul (-1,9%), Centro-Oeste (-0,6%) e Nordeste (-0,3%) apresentaram queda.

1ª Revisão Quadrimestral 2020: explicando os fundamentos do cenário

31/03/2020 - Em meio às discussões sobre os eventuais impactos da pandemia do coronavírus (ou COVID-19) no País, a 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional 2020-2024, elaborada em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, teve o papel de reavaliar o cenário de expansão da demanda elétrica.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.