CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético"

Nos dias 21 a 23 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o "CEM Days - Integração de Renováveis no Setor Elétrico: Caminhos e Desafios para o Planejamento Energético". O evento, organizado pela EPE, aproveitou a sinergia internacional proporcionada pela Clean Energy Ministerial (CEM), fórum global em nível de governo que visa promover políticas e programas para a adoção de tecnologias de energias limpas, compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas e encorajamento para a transição para uma economia global de baixo carbono.

Com isso, o evento reuniu especialistas e interessados discutir estratégias, ferramentas, metodologias, modelos de planejamento energético para uma integração segura e economicamente viável de cada vez mais energias renováveis não controláveis, conhecidas como "VRE" – Variable Renewable Energy, notadamente energia solar fotovoltaica e eólica.  Além disso, o evento contou com apoio da Agência Internacional de Energia (IEA), de que o Brasil é associado desde outubro de 2017, e da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional). O evento também contou com participação especial do ONS - Operador Nacional do Sistema, e do NREL - National Laboratory for Renewable Energy (Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA).

Participaram, além das instituições acima, representantes de empresas de geração e distribuição, associações do setor, consultorias, universidades, bancos, dentre outros.

Foi possível identificar uma diversidade de desafios para o planejamento energético relacionados às tecnologias emergentes, que por sua vez alteram o perfil da geração, do uso das redes de transmissão e distribuição, bem como os modelos de negócio, arcabouço regulatório, comportamento do consumidor, etc.

Com este evento, a EPE reforça seu compromisso com uma ampla discussão qualificada dos desafios para a inserção de renováveis no sistema elétrico e consolida importantes parcerias com entidades e iniciativas nacionais e internacionais para a troca de experiências em planejamento energético.

A agenda do evento pode ser acessada por este link.

As fotos do evento estão disponíveis e podem ser acessadas por este link.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis abaixo:

21/nov

Sessão 1: Oferta de Energia

Jorge Trinkenreich, Superintendente de Planejamento de Geração, EPE   "A Brazilian perspective on system integration of renewables"

Francisco Martinez-Conde, Ministério de Energia do Chile “Renewable Energy Integration"

Sessão 2: Demanda de Energia

Andreas Ehrenmann, Diretor do Departamento de Economia da Energia, Tractebel Engie 

Riccardo Bracho, Senior International Program Manager, NREL

Sessão 3: Adaptando o Planejamento

Ruben Chaer, Diretor de Despacho, Administración del Mercado Eléctrico del Uruguay (ADME) "Adjusting energy planning practices: Examples from Uruguay"

Geraldo Andrade, Gerente Sênior, GE Energy Consulting (GE Power) "System approach for renewables integration studies: Hawaii case"

Sessão 4:  Explorando novas abordagens de planejamento e modelagem

Simon Mueller, Chefe da Unidade - System Integration of Renewables, IEA, "Innovative approaches to system planning and modelling"

Carlos Toro Ortiz, Ministério de Energia do Chile “Long-Term Energy Planning And Resilience

22/Nov

Sessão 5:  Capacidade x Flexibilidade: conceito e aplicação

Renato Haddad, Coordenador de Estudos de Oferta de Energia Elétrica nos Planos Decenais , EPE "Capacity x Flexibility: conceptual approach"

Sessão 6: Projeção de crescimento da Geração Distribuída

Gabriel Konzen, Analista de Pesquisa Energética, EPE "Forecasting distributed generation: the difficult task of modeling the human behavior"

Sessão 7: Workshop do Projeto EPE/ONS/GIZ – Integração de Renováveis no Brasil

(As apresentações desta sessão não estão disponíveis)

23/Nov

Sessão 8: A experiência do NREL em estudos de integração de renováveis

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Traditional Modeling tools and approaches to inform VRE integration"  "Forward-looking modeling of VRE integration at NREL"

Bethany Frew, Pesquisadora Membro do Grupo de Projeções e Modelagem, Strategic Energy Analysis Center, NREL  "Forward-looking modeling of VRE integration at NREL"

Jeffrey Logan, Analista-chefe, Strategic Energy Analysis Center, NREL "Renewable Energy and Natural Gas Complementarity"

Fechamento e Destaques

Ellina Levina, Gerente de Parcerias, Clean Energy Ministerial (CEM) e Thiago Barral, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, EPE "Closing Remarks"


Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.