Boletim de Previsões de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2018 - 2022

Este informe tem como objetivo apresentar os principais resultados das previsões de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período 2018-2022, realizadas em conjunto pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Essas projeções serão consideradas como uma das premissas para a atualização da base de dados do Planejamento Anual da Operação Energética 2018–2022 a ser utilizada a partir do PMO de janeiro/18. 

As projeções foram atualizadas tomando como base a avaliação da conjuntura econômica e o monitoramento do consumo e da carga, ao longo do ano de 2017, através das Resenhas Mensais de Energia Elétrica da EPE, dos Boletins de Carga Mensais do ONS e dos InfoMercados Mensais da CCEE, bem como dos desvios observados entre a carga verificada e as projeções elaboradas para o Planejamento Anual da Operação Energética 2017-2021.

Boletim Técnico - Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2018-2022

Notícias Relacionadas

Diponível nota da EPE para fechamento da CP33 e projeto de lei de modernização do setor elétrico

24/02/2018 - Na sexta feira dia 9 de fevereiro de 2018 o Ministério de Minas e Energia concluiu a Consulta Pública Nº 33, instaurada em 5 de julho de 2017, cujo objetivo é o aprimoramento do Marco legal do setor elétrico brasileiro. Conforme anunciado em comunicado, o Ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho encaminhou à Presidência da República a proposta de Projeto de Lei de Modernização e Expansão do Mercado Livre de Energia Elétrica, que reflete o encerramento da consulta pública.

Moedas Digitais e o Impacto na Rede Elétrica - reportagem especial do CanalEnergia

23/02/2018 - Consumo de energia elétrica para produzir moedas digitais tem preocupado autoridades em várias partes do mundo. O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, compartilham suas opiniões na reportagem especial do CanalEnergia.

EPE disponibiliza retificação dos Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia A-4/2018

23/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza retificação do conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica e eólica para o Leilão de Energia A-4/2018.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2018

Projeções do setor já refletem sinais de recuperação da indústria

21/02/2018 - Demanda por energia em 2017 atingiu nível semelhante ao de 2014. Capacidade ociosa ainda é grande e há folga no sistema. Sobre este tema, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a superintendente-adjunta de Estudos Econômicos, Carla Achão, foram entrevistados em reportagem especial do CanalEnergia.