Acompanhamento do mercado de energia elétrica - outubro/2017

O consumo nacional de energia elétrica ainda se mantém abaixo dos níveis observados em 2014, a despeito da recuperação observada nos últimos meses. As sucessivas quedas do consumo industrial desde 2013, influenciadas pelo cenário econômico desfavorável, compensaram os crescimentos observados nas demais classes (residencial, comercial e outras classes). Nessas classes, o impacto da conjuntura econômica adversa se traduziu em avanços menores que aqueles registrados no histórico. Na baixa tensão, especialmente na classe residencial, ressalta-se também os efeitos do choque tarifário de 2015 (reajustes extraordinários combinados a ajustes anuais mais elevados).

 Documento do Acompanhamento do mercado de energia elétrica (outubro/2017)



Notícias Relacionadas

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2018

Projeções do setor já refletem sinais de recuperação da indústria

21/02/2018 - Demanda por energia em 2017 atingiu nível semelhante ao de 2014. Capacidade ociosa ainda é grande e há folga no sistema. Sobre este tema, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a superintendente-adjunta de Estudos Econômicos, Carla Achão, foram entrevistados em reportagem especial do CanalEnergia.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2018

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 1 da Nota Técnica 0016/2018, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE promove Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME)

19/02/2018 - O Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME) será realizado no dia 20/03/2018. O Workshop será realizado de 9:30h às 17h nas dependências da EPE (Av. Rio Branco, nº 1 - 9º andar – Edifício RB1 - Centro - Rio de Janeiro – sala 9.8).

EPE elabora estudo de alternativas para atendimento ao Oiapoque (AP)

16/02/2018 - O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.