Acompanhamento do mercado de energia elétrica - outubro/2017

O consumo nacional de energia elétrica ainda se mantém abaixo dos níveis observados em 2014, a despeito da recuperação observada nos últimos meses. As sucessivas quedas do consumo industrial desde 2013, influenciadas pelo cenário econômico desfavorável, compensaram os crescimentos observados nas demais classes (residencial, comercial e outras classes). Nessas classes, o impacto da conjuntura econômica adversa se traduziu em avanços menores que aqueles registrados no histórico. Na baixa tensão, especialmente na classe residencial, ressalta-se também os efeitos do choque tarifário de 2015 (reajustes extraordinários combinados a ajustes anuais mais elevados).

 Documento do Acompanhamento do mercado de energia elétrica (outubro/2017)



Notícias Relacionadas

Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre.

12/03/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre”. O documento contempla todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) definidas em estudos de planejamento da EPE concluídos até fevereiro de 2019, com vistas a garantir as condições de atendimento aos mercados e os intercâmbios entre as regiões, mas que ainda não foram outorgadas (licitadas ou autorizadas).

Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): EPE publica Nota Técnica voltada a Estudos de Inventário no Brasil

08/03/2019 - Tendo em vista que as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) constituem uma tecnologia que permite oferta de potência com a flexibilidade necessária para o atendimento à variação da carga no curto prazo, além de oferecer benefícios sistêmicos relacionados à economia, segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, a sua participação na cesta de ofertas da matriz elétrica brasileira poderá constituir, num futuro próximo, uma opção para garantir uma expansão do sistema elétrico de forma econômica e sustentável.

Resenha Mensal: em janeiro de 2019 o consumo nacional de eletricidade cresceu 3,8% ao mesmo mês em 2018.

28/02/2019 - Em janeiro de 2019 o consumo nacional de eletricidade na rede alcançou 41.142 GWh, nível 3,8% superior ao desse mês em 2018. O consumo acumulado em 12 meses totalizou 473.746 GWh, atingindo crescimento de 1,3% em janeiro, na mesma base de comparação.

EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

27/02/2019 - Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com pequena alta de 0,5% em dezembro

31/01/2019 - A demanda nacional de energia elétrica na rede totalizou 39.771 GWh em dezembro, representando crescimento de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2017. No ano, a variação foi de +1,1% frente ao ano anterior.