Acompanhamento do mercado de energia elétrica - outubro/2017

O consumo nacional de energia elétrica ainda se mantém abaixo dos níveis observados em 2014, a despeito da recuperação observada nos últimos meses. As sucessivas quedas do consumo industrial desde 2013, influenciadas pelo cenário econômico desfavorável, compensaram os crescimentos observados nas demais classes (residencial, comercial e outras classes). Nessas classes, o impacto da conjuntura econômica adversa se traduziu em avanços menores que aqueles registrados no histórico. Na baixa tensão, especialmente na classe residencial, ressalta-se também os efeitos do choque tarifário de 2015 (reajustes extraordinários combinados a ajustes anuais mais elevados).

 Documento do Acompanhamento do mercado de energia elétrica (outubro/2017)



Notícias Relacionadas

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.

Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

11/07/2018 - Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para a Zona da Mata Mineira

06/07/2018 - Foi emitido no dia 26 de junho o “Estudo de Atendimento à Zona da Mata Mineira e Região da Mantiqueira”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA). O estudo contou com a colaboração e participação efetiva de duas distribuidoras – Energisa Minas Gerais e Cemig Distribuição – além de contribuições de concessionárias de transmissão locais.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.143 GWh em maio

29/06/2018 - O consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.143 GWh em maio, volume 2,9% superior ao do mesmo mês de 2017. Puxaram este resultado as regiões Sudeste (+3,8%) e Sul (+8,8%).

EPE ​participa do Primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica realizado pelo ONS

21/06/2018 - Evento contou com apresentações do ONS, ABSOLAR, EPE, INPE, UFSC e Universidade da Califórnia. O ONS promoveu, no dia 11 de junho de 2018, o primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica. O evento, preparado pelas equipes das gerência de Metodologias e Modelos Energéticos (PE/PEM) e de Recursos Hídricos e Meteorologia (PR/PRH), sob a coordenação da Engenheira Maria Cândida Abib Lima, foi dirigido ao público interno, mais precisamente com o objetivo de adensar o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento do previsor de geração de energia solar fotovoltaica pela PE/PEM. Foram também convidados a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o CEPEL, tendo também a participação da Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.