Acompanhamento do mercado de energia elétrica - outubro/2017

O consumo nacional de energia elétrica ainda se mantém abaixo dos níveis observados em 2014, a despeito da recuperação observada nos últimos meses. As sucessivas quedas do consumo industrial desde 2013, influenciadas pelo cenário econômico desfavorável, compensaram os crescimentos observados nas demais classes (residencial, comercial e outras classes). Nessas classes, o impacto da conjuntura econômica adversa se traduziu em avanços menores que aqueles registrados no histórico. Na baixa tensão, especialmente na classe residencial, ressalta-se também os efeitos do choque tarifário de 2015 (reajustes extraordinários combinados a ajustes anuais mais elevados).

 Documento do Acompanhamento do mercado de energia elétrica (outubro/2017)



Notícias Relacionadas

EPE disponibiliza o Caderno de Demanda de Eletricidade

16/04/2018 - Os estudos de demanda deste Caderno foram balizados por três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.

EPE disponibiliza Boletim Técnico da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do SIN para o período 2018-2022

13/04/2018 - Este informe tem como objetivo apresentar os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizadas em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, com participação do Ministério de Minas e Energia – MME.

PSR deve entregar até junho estudos sobre custos de fontes de geração

05/04/2018 - PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA O estudo sobre os reais custos e benefícios das fontes de geração de energia elétrica no Brasil, que está sendo feito pela PSR, deve ficar pronto em junho. Na última terça-feira, 3 de abril, foi realizado na sede da Empresa de Pesquisa Energética, no Rio de Janeiro (RJ), um Workshop em parceria com o Instituto Escolhas e o Instituto Clima e Sociedade, em que foram apresentados os resultados parciais do estudo. O resultado vai auxiliar na preparação da EPE para a elaboração de estudos de sistemas futuros. “Ele traz elementos para o aperfeiçoamento da discussão do processo de estudos de planejamento”, afirma Luiz Augusto Barroso, presidente da EPE.

EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do SIN - 2018-2022

05/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizada em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Preço horário no mercado de energia tem início de testes adiado para 16 de abril.

04/04/2018 - Um período de testes para o cálculo horário dos preços spot da eletricidade, antes previsto para iniciar em 2 de abril, foi adiado e agora é esperado para 16 de abril, disse à Reuters a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que defende como importante a mudança no chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), atualmente divulgado em base semanal.