12 anos de empreendimentos eólicos nos leilões de energia: EPE publica estudo sobre a evolucao dos projetos cadastrados e suas caracteristicas tecnicas

​EPE publica Nota Técnica retratando o perfil dos projetos eólicos no Brasil, a partir dos dados consolidados dos projetos cadastrados na EPE para participação nos leilões de energia desde 2007. Além dos números de cadastramento e habilitação técnica, são abordados aspectos como a caracterização do recurso eólico, evolução dos aerogeradores considerados, fator de capacidade, cronogramas, custos de investimento e preço de energia. O documento traz também mapas que mostram a distribuição geográfica dos projetos e das estações anemométricas. Busca-se assim registrar as evoluções observadas ao longo dos 12 anos em que a EPE realiza o processo de habilitação técnica desses empreendimentos (2007 a 2018), com vistas à participação nos leilões.

Participação de Empreendimentos Eólicos nos Leilões de Energia no Brasil


Notícias Relacionadas

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica atualização das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Fotovoltaicos

24/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética publica a atualização das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Fotovoltaicos com vistas à Participação nos Leilões de Energia.

EPE publica Nota Técnica sobre evolução de projetos fotovoltaicos

23/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica nova Nota Técnica “Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia”. Esse trabalho faz parte de uma série que vem acompanhando desde 2014 as características dos projetos fotovoltaicos no Brasil.

MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

11/09/2018 - Publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.