Veículos elétricos ocuparão nichos de mercado, diz diretor da EPE

Veículos elétricos ocuparão nichos de mercado, diz diretor da EPE
Frotas de ônibus, táxis e carros compartilhados deverão guiar demanda. Número de licenciamentos ainda é baixo

PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

Os veículos elétricos no Brasil deverão ficar concentrados em nichos de mercado, como frotas de ônibus, táxis e car sharing, os carros de compartilhamento. De acordo com o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, José Mauro Coelho, o país absorveria melhor os veículos híbridos do tipo flex. "Faz mais sentido que a utilização de veículos elétricos em larga escala", afirma Coelho, que participou na última quinta-feira, 1º de fevereiro, do seminário 'RenovaBio – Próximos passos', realizado pela FGV Energia, no Rio de Janeiro (RJ). A nova política do governo federal para os biocombustíveis, o RenovaBio, não atrapalharia o desenvolvimento dos carros elétricos no país.

Ainda segundo Coelho, a entrada de veículos híbridos e elétricos o Brasil ainda é pequeno. Segundo ele, em 2016, de 2 milhões de licenciamentos para carros, apenas 1.091 eram de carros híbridos ou elétricos. Já em 2017, mesmo com o aumento para 2,2 milhões de licenciamentos, os licenciamentos foram para 3.500, ainda um número baixo. "O licenciamento ainda é baixo", observa. O diretor explica que no Brasil a infraestrutura para carros elétricos ainda enfrenta entraves, como uma rede de eletropostos com capilaridade para abastecimento.

Por conta de ter que calcular a projeção da demanda de veículos, a EPE acompanha a Rota 2030, política do Governo Federal para o setor automotivo. Coelho também frisa que muitos países que vem abraçando com intensidade os carros elétricos o fazem por ser uma solução na necessidade de redução de emissões. No caso do Brasil essa realidade é diferente. "Os veículos vão entrar em nichos de mercado e os biocombustíveis vão ter o espaço reservado a eles, mais ainda agora com o RenovaBio", conclui. 

Fonte: CanalEnergia (https://www.canalenergia.com.br/noticias/53050849/veiculos-eletricos-ocuparao-nichos-de-mercado-diz-diretor-da-epe)


Notícias Relacionadas

EPE lança duas notas técnicas sobre Refino no Brasil

28/02/2019 - No dia 27/02, ocorreu, no auditório da EPE, a apresentação de duas Notas Técnicas elaboradas pela Diretoria de Petróleo Gás e Biocombustíveis, que contou com a presença de diferentes agentes do setor energético e personalidades como o Secretário Geral de Desenvolvimento do Espírito Santo, Heber Viana de Resende e do Diretor do Departamento de Combustíveis e Derivados de Petróleo do MME, o Sr. Claudio Ishihara.

EPE co-organiza e participa do Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America

27/02/2019 - Entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ocorreu em Brasília o Workshop Long-Term Scenarios for the Clean Energy Transition in Latin America, como parte da campanha LTES (Long-Term Energy Scenarios) do Clean Energy Ministerial (CEM), com o apoio da agência internacional de Energia Renovável (IRENA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE tem artigo publicado no Anuário Cenários de Gás

22/02/2019 - A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o cenário de gás no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado , em especial, destacamos os colunistas da EPE:

EPE participa do Seminário Futuro da Matriz Veicular no Brasil

20/02/2019 - A EPE representada por José Mauro Coelho, diretor de estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, fez a mediação do debate "Qual será o impacto da eletrificação veicular na infraestrutura já existente?" "Quais os principais desafios e as principais tendências para a matriz veicular do Brasil?", assunto referente ao quarto tópico: Matriz veicular: principais tendências e desafios à eletromobilidade no contexto do Seminário: Futuro da Matriz Veicular no Brasil - organizado pela Agência Nacional do Petróleo - ANP, cuja abertura foi na manhã de hoje, 20/02/2019, na cidade do Rio de Janeiro.

EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Custo de Combustível e Preços de Referência dos Combustíveis para as Soluções de Suprimento no Produto “Potência"

14/02/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico que visa a fornecer os elementos para a formulação do Custo do Combustível e dos Preços de Referência dos combustíveis para as usinas termelétricas participantes do leilão para suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, conforme Portarias do Ministério de Minas e Energia nº 512, de 21 de dezembro de 2018 e nº 58/GM, de 23 de janeiro de 2019.