Biocombustíveis

Etanol

A EPE realiza estudos sobre a oferta total de etanol, incluindo a produção de cana, de açúcar e a evolução dos parâmetros de produção, da capacidade produtiva e infraestrutura e logística, além da penetração de novas tecnologias no setor, como cana energia, etanol 2G e etanol de milho. A projeção da oferta de etanol é realizada de forma integrada com a demanda do Ciclo Otto.

Bioeletricidade

Realiza as projeções de produção de bioeletricidade de cana, considerando o potencial técnico e a evolução histórica da exportação de energia do bagaço para o Sistema Interligado Nacional – SIN. Avalia o uso da palha na cogeração e a sua expansão, além da entrada de novas biomassas, como o biogás de vinhaça e torta de filtro. Efetua o acompanhamento da energia proveniente de biomassa de cana injetada no SIN e o consumo energético do bagaço por setor.

Demanda ciclo Otto

A EPE efetua as projeções da demanda carburante de etanol e gasolina C, bem como estimativas do perfil da frota nacional com base no licenciamento de veículos leves e evolução das autonomias (inclusive para novas tecnologias veiculares, como carros híbridos e elétricos). As projeções são feitas de forma integrada com a oferta de etanol e consideram a preferência do consumidor entre o biocombustível e o derivado fóssil. Também realiza o acompanhamento do mercado automobilístico e de aspectos relacionados à mobilidade, legislação pertinente, programas governamentais e preços de etanol hidratado e gasolina C e a relação PE/PG das unidades da federação.

Biodiesel

A EPE elabora as projeções de oferta e demanda de biodiesel e faz o acompanhamento e avaliação de diversos parâmetros relacionados aos insumos de produção, capacidade de processamento, complexo da soja, consumo de metanol, geração de coprodutos, leilões e preços de óleos vegetais.

Mercado Internacional

Acompanhamento das exportações/importações mensais de etanol, açúcar e de biodiesel e seus insumos, como óleo de soja e metanol. Além disso, são avaliados os principais players desses mercados, tanto em termos de exportação/importação como em suas políticas de incentivo aos biocombustíveis. Realiza as projeções de importação e exportação de etanol.

Novos Biocombustíveis

São realizados estudos referentes aos novos biocombustíveis, como etanol 2G, biogás, bioquerosene de aviação e diesel avançado.