Dados para Simulações Elétricas do SIN

A configuração da rede elétrica representada nos estudos da transmissão é atualizada a partir dos resultados dos estudos de expansão regionais (Relatórios R1), dos empreendimentos de transmissão já licitados e daqueles já indicados para licitação, das projeções de mercado e do plano de geração e dos requisitos de intercâmbios entre subsistemas. Assim é de fundamental importância a atualização da base de dados do sistema elétrico brasileiro assegurando a qualidade não só do diagnóstico das condições de desempenho do SIN, como também das soluções de expansão recomendadas.

Como resultado, a EPE prepara e disponibiliza para o setor elétrico:

  • a base de dados de fluxo de potência no formato do programa ANAREDE do Cepel correspondente a três patamares de carga, dois cenários de hidraulicidade da região Norte, dentro do horizonte decenal, de modo que qualquer agente possa realizar seus estudos de interesse. 
  • a base de dados de dinâmica, compatível com a base de dados de fluxo de potência, no formato do programa ANATEM, do Cepel; e
  • a base de dados de curto-circuito no formato do programa ANAFAS, do Cepel, para cálculo das situações de curto-circuito máximo e mínimo do sistema. 

Arquivos

​BASE DE DADOS

DESCRIÇÃO​

 REFERÊNCIA​

ARQUIVO​



Fluxo de potência
Arquivos de trabalho para estudos elétricos de fluxo de potência, em regime permanente, referentes ao Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2026. Os arquivos estão no formato do programa ANAREDE (desenvolvido pelo Cepel, versão 10.02.02) e correspondem a três patamares de carga, com dois cenários de hidraulicidade da região Norte.


07/02/2018​

​Curto-circuito
Arquivos no formato do programa ANAFAS do Cepel, relativos ao PDE 2026. Junto aos referidos arquivos, encontra-se uma Nota Explicativa cuja leitura é recomendável.​
26/02/2018​

BDCC-EPE PDE 2026.ZIP
​Transitórios eletromecânicos
Arquivos para estudos de transitórios eletromecânicos, no formato do programa ANATEM (CEPEL).​ 04/04/2018


​TUST-RB

Arquivos para o cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) referentes ao PDE 2026, no formato do Programa Nodal v52. Constam da base os arquivos de rede elétrica (.DC), de custos de instalações (.TRA), de usinas (.GER), e de tarifas prefixadas (.TLP) associados a cada um dos ciclos tarifários que compõem o período decenal atual (horizonte: ciclo 2025-2026). 


​17/10/2017



* A EPE poderá vir a alterar os dados sempre que achar necessário, sem aviso prévio, uma vez que o planejamento é um processo dinâmico, cabendo aos agentes buscar a atualização mais recente para a realização de suas análises. O uso irresponsável ou inábil dos dados isenta a EPE de qualquer responsabilidade quanto aos resultados e suas consequências para o usuário.