Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Logo EPE
Ir para Pesquisa
Logon
| EPE
| Imprensa
| Licitações
| Prestação de Contas
| Quem Somos
| Fale Conosco
| Up / Downloads |
  

Áreas de atuação


Acesso à Informação

Acompanhe a EPE no Twitter.

 Publicações

 EPE publica apresentações do Workshop sobre Eficiência Energética  

 
 

A eficiência no uso da energia entrou na agenda mundial a partir dos choques no preço do petróleo dos anos 1970, quando ficou claro que o uso das reservas de recursos fósseis teria custos crescentes, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista ambiental. Logo se
reconheceu que um mesmo serviço poderia ser obtido com menor gasto de energia e, consequentemente com menores impactos econômicos, ambientais, sociais e culturais.

Equipamentos e hábitos de consumo passaram a ser analisados em termos da conservação da energia tendo sido demonstrado que, de fato, muitas iniciativas que resultam em maior eficiência energética são economicamente viáveis, ou seja, o custo de sua implantação é menor
do que o custo de produzir ou adquirir a energia cujo consumo é evitado.

Mais recentemente, a busca pela eficiência energética ganhou nova motivação. Em adição à perspectiva de custos mais elevados da energia de origem fóssil, a preocupação com a questão das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, aquecimento este
atribuído, em grande medida, à produção e ao consumo de energia, trouxe argumentos novos e definitivos que justificam destacar a eficiência energética quando se analisa em perspectiva a oferta e o consumo de energia.

No Brasil, diversas iniciativas sistematizadas vêm sendo empreendidas há mais de 20 anos.Destacam-se o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (CONPET), e o Programa de apoio a Projetos de Eficiência Energética (PROESCO). O PBE é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC). O PROCEL e o CONPET são vinculados ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Trata-se de um desafio permanente no qual a EPE se insere em conjunto com os demais agentes setoriais (MME, Aneel, Pocel e Conpet, para citar alguns) e que deverá ser atacado de forma contínua e regular para viabilizar os ganhos de eficiência energéticos desejados.

Visando isso, a EPE promoveu em parceria com o ICS o Workshop Internacional "The Role of Energy Efficiency in Brazil´s Low Carbon Economy", no dia 27 de setembro, que trouxe para debate o tema dentro do contexto das metas traçadas na COP 21, quando o Brasil se comprometeu a obter ganhos de 10% na eficiência energética no setor elétrico até 2030.

Acesse os links abaixo para ver as apresentações feitas no Workshop  e dois documentos já publicados pela EPE sobre o assunto:

Copyright © 2009 Empresa de Pesquisa Energética - EPE

Produtos