Planos Estratégicos e Operacionais

Planejamento Estratégico da EPE – Ciclo 2016-2019

Em fevereiro de 2016, encerrou-se o primeiro ciclo do planejamento estratégico da EPE, com a aprovação pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração do documento "Planejamento Estratégico: Ciclo 2012-2015", com o balanço do período.

Logo em seguida, a Diretoria Executiva constituiu Grupo de Trabalho (GT), com a participação de representantes de todas as unidades organizacionais da Empresa, para a construção do Planejamento Estratégico – Ciclo 2016-2019. Em maio de 2016, o trabalho de elaboração realizado até então teve que ser reavaliado em função de instrumentos regulatórios lançados como o Acórdão TCU nº 2622/2015-Plenário (processo TC-025.068/2013-0 – ref. trabalho de levantamento da Governança das Aquisições de Logística na Administração Pública Federal), as resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR, a Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº1/2016 (Dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal) e a Lei nº 13.303/2016 (dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, abrangendo toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios).

Em particular, a Resolução CGPAR de nº 17 trata sobre planejamento estratégico e metas de desempenho, determinando que as empresas estatais devam possuir metas de desempenho empresarial vinculadas ao planejamento estratégico, as quais deverão ser aprovadas e acompanhadas periodicamente pelo respectivo Conselho de Administração. Segundo a mesma resolução, os ciclos de planejamento não devem ser inferiores a três anos, com a possibilidade de revisões anuais. Adicionalmente, as resoluções estabeleciam o prazo de 180 dias a partir da sua publicação para entrar em vigência.

O Acórdão TCU 2622/2015-Plenário, a Instrução Normativa (IN) Conjunta MP/CGU nº1/2016 e a Lei nº 13.303/2016 – também lançaram sobre o planejamento estratégico novas diretrizes, quais sejam: a presença de indicadores associados à gestão de aquisições, a integração da gestão de risco ao planejamento estratégico e a disponibilidade de informações relacionadas ao planejamento estratégico, tanto para o público interno como externo.

Com a mudança de administração da EPE no fim de julho de 2016, o planejamento estratégico foi novamente realinhado de modo a refletir os objetivos estratégicos da nova gestão. A metodologia utilizada para elaboração do planejamento estratégico relativo ao ciclo 2016 a 2019 é descrita a seguir.

Coube ao GT:

Reavaliar a necessidade de alteração da identidade empresarial;

Discutir e consolidar os novos objetivos estratégicos;

Revisar o mapa estratégico, compilando os objetivos estratégicos organizacionais, alinhados ao Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e às políticas e diretrizes da EPE vigentes;

Consolidar os projetos das áreas da EPE, identificando as principais metas e etapas para a consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos;

Elaborar proposta de implementação e monitoramento do Planejamento Estratégico Institucional


Como referência para a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional da EPE, foram analisados os planejamentos estratégicos de instituições governamentais, com particular interesse naquelas ligadas ao setor de energia, tais como: IPEA, ONS, ANEEL, EMBRAPA e EIA (EUA).

A partir dessa análise e da avaliação de que os elementos centrais da identidade empresarial da EPE (missão, visão, negócio e valores essenciais) continuavam válidos, foram definidos os objetivos estratégicos, as iniciativas estratégicas e, por sua vez, os projetos que viabilizariam o atingimento desses mesmos objetivos. Chama-se a atenção que o Planejamento Estratégico Institucional da EPE, ciclo 2016-2019, foi aprovado em dezembro de 2016.

Ressalta-se que os objetivos estratégicos foram definidos em alinhamento ao PPA 2016-2019, à diretriz estratégica de reforçar a capacidade interna da EPE e à sua identidade empresarial.

Segue descritivo da identidade empresarial da EPE:

  • Negócio: Realização de estudos e pesquisas para subsidiar a formulação e a implementação da política e do planejamento energético brasileiro.
  • Missão: Realizar estudos e pesquisas de alto nível de qualidade visando à busca contínua da excelência do planejamento energético.
  • Visão: Manter-se como referência do planejamento energético brasileiro e tornar-se referência mundial nos próximos 5 (cinco) anos.
  • Valores: Ética, iniciativa, criatividade, excelência técnica, comprometimento e cooperação.

Tabela - Planejamento Estratégico 2016-2019 - EPE, contendo Objetivos Estratégicos, Iniciativas Estratégicas e Projetos.

ObjetivoIniciativaProjeto

Fortalecer a EPE como empresa de referência no planejamento energético

Realizar estudos e pesquisas de excelência para subsidiar e orientar o planejamento e as estratégias de desenvolvimento do setor energético brasileiroRealizar Estudos para Expansão da Geração Hidrelétrica (Inventário, Viabilidade e Estudos Ambientais – PAC)
Realizar Estudos para a Elaboração do Plano de Ação de Eficiência Energética
Assessorar o Ministério de Minas e Energia no planejamento do setor energético brasileiroRealizar Estudos de Planejamento para Contratação das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural nas Áreas da União
Qualificar o debate público quanto aos rumos do desenvolvimento do setor energético brasileiroParticipar ou Promover de Eventos Relacionados ao Setor Energético
Aperfeiçoar a comunicação institucional com seus diferentes públicosMelhorar o processo de comunicação internaDefinir Política de Comunicação Interna
Reforçar o diálogo com os agentes públicos e privados do setor energéticoDefinir Política de Comunicação Externa
Buscar a qualidade, a transparência e celeridade no desenvolvimento do trabalhoAprimorar os processos internosImplantar a Gestão Documental
Promover inovação nos modelos e nas ferramentas de planejamento energéticoDesenvolver Nova Versão do SGET – Sistema de Gestão da Expansão da Transmissão
Garantir excelência técnica do corpo funcionalPropiciar ambiente e condições de trabalho motivadoresGerir o Clima Organizacional
Aprimorar a capacitação dos colaboradoresDesenvolver a Formação da Liderança Organizacional

 

Mapa Estratégico da EPE:

Arquivos